NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 06.10.15 - 09h10

Prefeito destaca ações de inovação da PCR em evento corporativo

img_alt

Em debate do LIDE Pernambuco na noite desta segunda (5), o gestor municipal mencionou as iniciativas e projetos implantados pela Prefeitura do Recife que contam com ações pioneiras de tecnologia e inovação no campo da gestão pública. (Foto

 

"É com investimentos nessa nova geração, com esperança na educação, que vamos fazer a cidade crescer, com base no conhecimento e na tecnologia, para fazer um Recife diferente, um Recife melhor". Foi com estas palavras que o prefeito Geraldo Julio iniciou a sua fala no encerramento do debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais de Pernambuco (LIDE), na noite desta segunda-feira (5), sob o tema  "Inovação, solução para a crise e para a competitividade", realizado no MV Empresarial, no bairro da Imbiribeira.  O evento reuniu diversos empresários de ramos distintos, e teve a presença de Roger Ingold, presidente da Accenture, como palestrante. O prefeito destacou a "inovação" no âmbito da gestão pública, e citou as experiências exitosas que já podem ser descritas como medidores de sucesso.

"Estamos aqui falando deste tema que é tão relevante na contemporaneidade, que é um tema de futuro, e estamos fazendo isso mesmo considerando o momento delicado que o país anda passando economicamente. Estamos cuidando, com um esforço grande, mas conjunto, para que os investimentos não parem, porque enquanto o país está sem rumo nós temos que planejar, pensar mais e projetar, como temos, a exemplo, feito com o Recife 500 anos", destacou o gestor sobre o projeto que traça estratégias para caminhos inovadores para a cidade ao longo de 22 anos, até 2037, quando o Recife completa 500 anos.

O Recife 500 anos é capitaneado pela Agência Recife de Inovação e Estratégia (ARIES), que realiza um trabalho de incentivo voltado para a área de tecnologia, com o objetivo de planejar o Recife  a médio e longo prazo. A construção do planejamento  se dá a partir de debates plurais envolvendo a população e os diversos segmentos da sociedade sobre inclusão social e desenvolvimento humano, espaço urbano e mobilidade, desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental e serviços públicos. Segundo o prefeito, esta é uma atitude que permite vislumbrar o futuro da cidade."No Recife queremos ter um planejamento que possa pensar a economia, a sustentabilidade, questões urbanas  e a cidade como um todo, não só pelo período da gestão, mas com visão de futuro", frisou.

O gestor municipal também lembrou em sua fala, que os alunos da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino,  passaram a aprender robótica em 2014, quando a prefeitura implementou o Programa Robótica na Escola. "Em sala de aula, já no ensino básico, nossas crianças aprendem robótica, montam robôs de LEGO, depois criam os mecanismos para fazerem eles andarem. É impressionante como eles entendem das ferramentas, como isso facilita o aprendizado em outras áreas, e como eles têm se destacado em competições nacionais", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Até agora, a Prefeitura do Recife investiu R$ 32 milhões no programa, que atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental – estes últimos aprendem até a programar os robôs. Atualmente 73.049 estudantes têm acesso ao programa e 4.554 professores foram capacitados nesta área. O primeiro destaque do programa Robótica na Escola foi a vitória de alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O aprendizado  também proporcionou aos alunos uma experiência internacional, levando dois estudantes para a Rússia, onde participaram da Olimpíada Mundial de Robótica.

Além da robótica, o prefeito também mencionou a importância da tecnologia na educação, que tem contribuído na formação dos alunos da rede: "Implantamos  Wi-fi nas 36 escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental, já no primeiro ano de gestão, e fizemos a entrega de mais de 20 mil tablets com mais de 30 aplicativos pedagógicos para alunos do 6º ao 9º ano. Os alunos estão mais interessados, curiosos, e aprendendo mais rápido. Estamos dando a eles a oportunidade de poder competir no futuro com qualquer aluno da rede privada".

Por fim, o prefeito Geraldo Julio destacou a realização da Campus Party, que no Brasil acontece em duas edições, uma em São Paulo e outra no Recife. "A escolha da capital pernambucana se deu pelo investimento em tecnologia, pelo resultado desse ecossistema de inovação que temos no Recife. Quatro edições já aconteceram aqui e queremos continuar a realizar muitas mais, não só estas feiras, como qualquer outra ação e projeto que coloque o Recife no lugar de pioneirismo, de formação, de investimento na educação, que é o futuro inovador do país."