Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 06.10.17 - 19h18

Recife sedia Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos

img_alt

(Foto: Wesley D'Almeida/PCR

 

Foi encerrado na tarde desta sexta-feira (06), na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, o IV Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos do Nordeste – Ereja. O evento, que começou ontem (05), reuniu cerca de 100 representantes dos estados da Região Nordeste, entre professores, alunos, técnicos e lideranças sociais vinculadas ao tema. O encontro visou debater meios para fortalecer a Educação de Jovens e Adultos (EKA) em todo o País e reunir sugestões para serem apreciadas durante o encontro nacional, que acontecerá em novembro,  em Petrolina (PE).

A programação incluiu uma roda de conversa sobre “Reforma da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB: financiamento, estrutura curricular e formação de educadores”, que gerou grupos de trabalho para apreciação das propostas levantadas. O IV Ereja foi encerrado com plenária final e definição dos representantes de cada delegação que irão à etapa nacional do Encontro.

 A professora Cíntia Gonçalves, que trabalha na Divisão da EJA da rede municipal do Recife, se mostrou muito satisfeita com o resultado do evento. “Produzimos aqui nesses dois dias 12 propostas concretas de encaminhamento que vão desde questão da diversidade de gênero até a intersetorialidade do tema, o que envolve questões além das educacionais, como saúde, direitos humanos e justiça social”, garantiu a professora.

Luciomar Machado, coordenador do Fórum Estadual da EJA da Bahia, ressaltou o esforço coletivo em torno do tema. “A maior importância desse evento foi discutir políticas públicas que melhorem as condições do ensino de EJA em todo o País”, resumiu. Ele lembra que discussões semelhantes estão sendo realizadas ou já foram feitas nas demais regiões brasileiras.

A professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Abdizia Maria Alves, representante do Fórum de EJA do estado, lembra que historicamente no Brasil a Educação de Jovens e Adultos foi relegada a 2º plano, e que é papel dos fóruns reverter essa situação. 

Aluno de EJA em Salvador (BA), Fábio Ferreira, elogiou o encontro. “Na verdade vejo esse evento aqui no Recife como uma forma de união de especialistas pelo resgate da educação brasileira. Eu estou otimista quanto aos resultados, pois a educação de EJA é, antes de tudo, um direito à cidadania”, opinou.