Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 06.10.17 - 19h20

Roda de capoeira anima tarde de grupo de idosos da Casa de Acolhida Porto Seguro

img_alt

A programação alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa segue durante todo o mês de outubro, com atividades culturais, seminários e feira de serviços. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Vinte pessoas idosas que vivem na Casa de Acolhida Porto Seguro, na Iputinga, e outras 50 que participam de grupos de convivência do entorno participaram de uma animada roda de capoeira nesta sexta-feira (6). A ação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no último domingo (1º). A programação especial vai até o fim do mês de outubro e inclui atividades culturais, seminários e feira de serviços, com o objetivo de fazer uma abordagem positiva do envelhecimento, buscando superar os estereótipos associados às pessoas idosas.

Estamos felizes por poder estar aqui nesta casa de acolhimento institucional da Prefeitura dando vivas para a velhice e dando a oportunidade para muitos desses idosos vivenciarem a capoeira”, celebrou a gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros. Responsável pela Porto Seguro, Suelane Perruci, que é chefe do Setor de Acolhimento da Pessoa Idosa do Recife, também comemorou a tarde cultural. “Fico muito feliz de receber a visita de vocês aqui, trazendo essa energia gostosa e proporcionando uma tarde maravilhosa pra gente. Pelos olhinhos dos usuários, vimos o quanto ficaram contentes. Momentos de confraternização como este são muito importantes”, avaliou Suelane.

Dez capoeiristas de cinco diferentes grupos da cidade conduziram as atividades, que incluíram bate-papo sobre a história da capoeira; apresentação de instrumentos musicais da capoeira, como o berimbau e o pandeiro; conversa sobre a presença da mulher na capoeira, entre outros assuntos. “Reunimos vários grupos para vir mostrar como iniciou a capoeira. Começamos mostrando a Angola, que é o estilo de capoeira mais próximo de como os negros escravos jogavam a capoeira, de uma forma mais lenta”, explicou Cleiton Júnior Dias, do grupo Sou Capoeira, do Vasco da Gama.

Depois da apresentação, os capoeiristas convidaram as pessoas idosas para entrar na roda de capoeira, que depois virou roda de samba. “A capoeira é linda demais. Essa tarde diferente foi muito maravilhosa. Gostei muito porque mudou nossa rotina”, disse o aposentado Severino Galdino, 65 anos, que vive na Porto Seguro e é responsável por cuidar do jardim e do pátio da casa de acolhida.

 

PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA DA PESSOA IDOSA:

Dia 11/10/17
III Seminário sobre Envelhecimento: A intergeracionalidade no Envelhecimento
Local: Memorial de Medicina, no Derby
Horário: 8h às 13h
Realização: Instituto de Pesquisa e Estudos da Terceira Idade, com apoio da PCR e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife

Dia 19/10/17
Seminário: “Velhices: cores, formas e tons”
Local: Auditório do Banco do Central
Horário: 8h às 17h
Realização: PCR, com apoio do Instituto Boa Vista e do Programa de Pós Graduação em Gerontologia – UFPE

Dia 20/10/17
“Vivas para Velhice” – Tarde artística e cultural
Local: Casa Ieda Lucena, nos Torrões
Horário: 14h às 16h30h 
Realização: PCR

Dia 26/10/17
Feira de Cuidados e Cidadania da Pessoa Idosa
Local: Térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife
Horário: 9h às 12h
Realização: PCR