NOTÍCIAS

Mulher | 06.11.14 - 16h06

Gênero e Educação é o tema do segundo dia do Encontro Museu e Educação do Memorial de Justiça/TJPE

O segundo dia do Encontro Museu e Educação do Memorial da Justiça, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, realizado em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, tratou do tema Gênero, Cultura e Educação: Mudanças e Permanências, com a professora doutora do departamento de Antropologia da UFPE e pesquisadora do Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade (FAGES), Marion Teodósio. O encontro ocorreu na última quarta-feira (5), na sede do Memorial, no bairro do Brum.

O objetivo do encontro, segundo a secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, é promover um diálogo com os educadores sobre gênero. "Desde cedo, é preciso investir na igualdade de gênero nas escolas. Assim também começamos a modificar a cultura, a desconstruir vários preconceitos. Trabalhar com crianças é apostar numa sociedade mais justa, mais inclusiva", conclui.

O dia de atividade começou com apresentação do grupo de maracatu Baque Mulher, formado só por mulheres. A professora Marion Teodósio mostrou em sua fala a importância da educação para a superação das desigualdades de gênero. Para ela, a construção de uma sociedade com oportunidades iguais para homens e mulheres passa pela sensibilização de professores e professoras em seus ofícios. “A primeira coisa é o trabalho de reflexão do próprio profissional de como aceitar as diferenças. Depois, a participação de cursos, dinâmicas que integre a dimensão de gênero em todas as disciplinas”, explica.

A professora, que falou para uma plateia formada na maioria por professores e professoras dos ensino Fundamental e Médio, apontou que a “escola tem sido mais reprodutora das desigualdades do que produtora de igualdades”. De acordo com ela, para superar esse quadro é preciso que haja uma política de educação engajada, pois os professores devem estar amparados para enfrentar resistência entre alunos e pais.