Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 06.11.17 - 20h13

PCR e Senai concluem curso de panificação para ex-usuários de drogas

img_alt

Cinquenta e um alunos concluíram o curso e receberão o certificado durante a cerimônia de formatura, no próximo dia 21. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Foi encerrado, nesta segunda-feira (6), o curso de panificação oferecido a ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio do Programa Integra Recife. Ao todo, 51 alunos concluíram o curso e receberão o certificado durante a cerimônia de formatura, no próximo dia 21.

O Programa Integra Recife, que é a parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas responsável pela inserção social do público, firmou uma parceria com o Senai para beneficiar 460 pessoas atendidas pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod) com a qualificação profissional. Para complementar a formação, foram pactuadas 400 vagas em cursos de empreendedorismo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

A gerente de Inserção Social da Sepod, Patrícia Araújo, destacou a importância de atrelar as duas formações para a conquista da independência dos ex-usuários de drogas. "Queremos que eles complementem a qualificação profissional com o curso de empreendedorismo do Sebrae para que possam entender o que significa uma cooperativa, o que é ser empreendedor e que, assim, aprimorem essa qualificação para que se lancem no mercado de trabalho", disse a gerente.

Igrisson Daniel Machado da Silva foi um dos concluintes do curso de panificação e falou à turma sobre o aprendizado para a carreira e para as relações interpessoais. "O curso foi muito importante pra mim porque aprendi muitas coisas que levarei daqui pra frente. Posso dizer que aproveitei a oportunidade para me qualificar e conhecer pessoas novas", disse o aluno.

De acordo com o professor Marcos Barbosa, 87% dos participantes conseguiram concluir o curso. "Nas aulas, não se aprende apenas a fazer pão; aprende-se sobre vida. O mercado de panificação tem crescido muito e precisamos de profissionais cada vez mais qualificados. Fico feliz ao ver que preparamos cidadãos para a indústria, fazendo com que eles acreditem que podem ser o que quiserem", disse o professor.

 

FORMATURA - No dia 21 de novembro, às 19h, será realizada a cerimônia de formatura dos alunos dos cursos de qualificação profissional ofertados pela Prefeitura do Recife em parceria com o Senai para ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade. Receberão os certificados de conclusão, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, os participantes dos cursos de eletricista industrial, pedreiro de alvenaria, operador de computador, panificação e operador de sistemas automatizados.