Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 06.11.18 - 20h10

Terça Negra terá quatro edições neste Mês da Consciência Negra

img_alt

Hoje (6) e nos próximos dias 13, 20 e 27, programação tomará conta do Pátio de São Pedro, tradicional reduto da cultura de matriz africana, com atrações como Lamento Negro, Lucas & Orquestra dos Prazeres e Faces do Subúrbio. (Foto: Bruno Campos/Arquivo PCR)

 

 

Neste mês de novembro, todas as terças serão negras no Pátio de São Pedro. Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a programação cultural, tradicionalmente realizada pelo Movimento Negro Unificado, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Núcleo da Cultura Afro-brasileira, será intensificada, promovendo um verdadeiro desfile de tradições e celebrações de matriz africana.
 
Hoje (6), as atividades começam às 19h, com roda de capoeira, seguida de apresentações das bandas Maracatu Almirante do Forte, Chinelo de Yáyá e Raízes do Capibaribe e Balé Afro – Magê Molê.
Na próxima semana, a Terça Negra recebe, além da roda de capoeira: o Coletivo Hip Hop Camaragibe, o Mestre Zé Negão e Encantaria.
 
No dia 20, Dia na Consciência Negra, a programação será caprichada. Concebidas com a participação das secretarias de Saúde,Turismo, Esportes e Lazer e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, as atividades irão se estender por todo o dia.
 
De manhã, a partir das 9h, o Pátio de São Pedro recebe a Feira Afroempreendedora, além de serviços de saúde, como distribuição de preservativos, aferição de pressão e glicemia, vacinação, teste rápido de sífilis, hepatite e HIV, Reiki e auriculoterapia. Às 9h e às 10h, vai ter oficina de dança afro e de contação de história. Das 11h20 às 12h e das 14h às 15h, o microfone estará aberto para o público presente. Às 15h, uma roda de diálogo sobre o papel do hip hop no fortalecimento da identidade da população negra reunirá Zé Brown e Jouse Barata.
 
Na Casa do Carnaval, às 14h30, será ministrada a oficina Juventude Participa. Mais cedo, às 14h, haverá exibição de filmes no Memorial Chico Science. E, às 15h, no Núcleo Afro, serão ministradas oficinas sobre cuidados com cabelos cacheados e crespos e de maquiagem para peles negras.
 
A tarde termina com a apresentação do Maracatu Linda Flor, às 17h, e do espetáculo Tereza - Uma Luz Chamada Resistência, dos jovens do Compaz, a partir das 18h.
 
Às 19h, começa a Terça Negra propriamente dita, que abrirá, como de costume, com capoeiraDepois, subirão ao palco montado pela Prefeitura do Recife as bandas Tambor Falante, Lamento Negro e Lucas & Orquestra dos Prazeres.
 
A celebração à cultura afro-brasileira só acaba na Terça Negra do dia 27, com capoeira e outros grandes shows de Massapê, Faces do Subúrbio e Marlevou.
 
A festa a céu aberto, naquele importante cenário da história e da cultura pernambucana, é gratuita e aberta ao público.
 
Confira a programação completa:
 
Hoje (6)
Terça Negra
19h – Capoeira
20h – Maracatu Almirante do Forte
21h – Chinelo de Yáyá
22h – Raízes do Capibaribe e Balé Afro – Magê Molê
 
Dia 13
Terça Negra
19h – Capoeira
20h – Coletivo Hip Hop Camaragibe
21h – Mestre Zé Negão
22h – Encantaria
 
Dia 20 – Dia da Consciência Negra
9h às 18h - Feira Afroempreendedora e serviços de saúde (distribuição de preservativos, aferição de pressão e glicemia, vacinação, teste rápido de sífilis, hepatite e HIV, Reiki e auriculoterapia)
9h - Oficina de Dança Afro com Paulo Queiroz
10h – Contação de história – Roma Julia
10h – Olha! Recife – Bairro de Santo Antônio
11h20 às 12h – Microfone aberto
14h às 15h – Microfone aberto
15h – Roda de diálogo o sobre o Papel do Hip Hop no fortalecimento da identidade da população negra, com Zé Brown e Jouse Barata
17h – Maracatu Linda Flor
18h – Espetáculo Tereza
 
Casa do Carnaval
14h30 - Oficina Juventude Participa
 
Memorial Chico Sciense
14h – Exibição de filmes que abordam a questão racial – UNEGRO
 
Núcleo da Cultura Afro-brasileira
15h - Oficina sobre cuidados com o Cabelo crespo e cacheado e maquiagem – Félix Oliveira
Maquiagem para pele Negra com Gênesis
   
Terça Negra
19h – Capoeira
20h – Tambor Falante
21h - Lamento Negro
22h – Lucas & a Orquestra dos Prazeres

 

Dia 27
Terça Negra
19h – Capoeira
20h – Massapê
21h – Faces do Subúrbio
22h - Marlevou