NOTÍCIAS

Infraestrutura | 06.12.16 - 18h52

Prefeito vistoria serviço de limpeza de canais, que foi antecipado em três meses

img_alt

Com a antecipação, a ação pretende colaborar para que no inverno a cidade não sofra com transtornos devido a resíduos jogados nos canais (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Recife já se prepara para o período das chuvas do próximo ano. O serviço de limpeza de canais, antecipado em 90 dias, é uma das etapas realizadas dentro da Operação Inverno, e já está sendo realizada pela Prefeitura do Recife em alguns locais do município. Na tarde desta terça-feira (6),o prefeito Geraldo Julio vistoriou a limpeza do Canal do Jordão, em Boa Viagem. Ao longo do próximo ano, o município investirá R$ 5 milhões na limpeza dos 99 canais que cortam a cidade. 

"Nós temos 99 canais na cidade que precisam ser limpos, alguns deles, mais de uma vez por ano. Nós geralmente fazemos isso no primeiro semestre de cada ano, mas resolvemos antecipar e já começamos a fazer essa limpeza aqui,como também no Ibura. Antecipamos em 90 dias esta ação, começando agora no mês de dezembro, e tudo isso para evitar transtornos durante o inverno. Este verão está muito quente, então estamos prevendo um inverno mais forte. Com este serviço nos canais, vamos estar em condições de poder dar conta das águas que vamos receber", explicou o prefeito Geraldo Julio. 

No Canal do Jordão, o trabalho terá duração de um mês e acontece no trecho que vai da Rua Barão de Souza Leão até as imediações do Shopping Recife. O serviço está sendo executado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e engloba, além da retirada de resíduos, a capinação das margens dos canais, com o objetivo de impedir que o material se acumule, causando diversos prejuízos ao funcionamento do sistema de drenagem e transtornos para a sociedade, como alagamentos e a proliferação do mosquito Aedes aegypt

.

De acordo com o presidente da Emlurb, Roberto Gusmão, a obra é realizada pela prefeitura, mas também precisa do apoio da população. "Estamos aqui com uma equipe de 15 homens com o apoio de duas retroescavadeiras. Também está em andamento a limpeza do Canal Jardim Monte Verde, localizado na Cohab, cujo serviço tem previsão para conclusão até o final de dezembro. Mas todo esse esforço precisa da colaboração e consciência da população, para que evitem jogar lixo em locais públicos e nos canais, para que assim possamos evitar os entupimentos que geram tanto transtorno", afirmou o presidente, que completou explicando que ainda este mês serão iniciadas as ações nos canais da Barrigura (Beberibe); A e B (Torreão); Lemos Torres (Casa Forte); Córrego da Areia (Nova Descoberta) e Ary Peter (Vasco da Gama). 

OUTRAS AÇÕES - Desde 2013, a Prefeitura do Recife disponibiliza equipamentos aptos a receberem metralhas, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos e resíduos de podas, como opção para que esse tipo de material não seja jogado nos canais. As Ecoestações, como são chamadas, contribuem para a destinação correta do lixo e já receberam mais de 20 mil toneladas de resíduos.

Ao todo, foram instalados oito equipamentos na cidade e eles estão localizados no Ibura, Imbiribeira, Campo Grande, Totó, Cohab, Torrões, Torre e Arruda. A população pode entregar uma quantidade de resíduos e entulho calculada em até um metro cúbico por dia de segunda a sábado, das 8h às 16h. Não são permitidos descartes de lixo hospitalar, industrial e eletrônico. Para mais informações basta acessar o ecorecife.org ou ligar para a central 156.