Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.12.16 - 17h16

Prefeitura do Recife entra em imóveis abandonados no combate ao Aedes aegypti

img_alt

Os profissionais encontraram larvas em um terreno no bairro da Soledade ( Foto: Cortesia)

 

Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Prefeitura do Recife começaram a manhã de trabalho, nesta terça-feira (6), com uma ação de entrada forçada em imóveis dos bairros da Boa Vista, Santo Amaro e Soledade, dentro do programa de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. Este ano, cerca de 80 imóveis fechados ou abandonados foram inspecionados pela Vigilância Ambiental nos três bairros, localizados na área central da cidade.

O trabalho dos profissionais da Secretaria de Saúde conta com a ajuda de um chaveiro para abrir o imóvel, que é fechado após a inspeção dos agentes. Nesta terça, o primeiro local a ser visitado, na Boa Vista, não pode ser aberto porque havia um cão de guarda que limitou a ação dos agentes ambientais. Na ocasião, um parente do proprietário da casa apareceu no momento da ação e combinou uma visita programada com a Vigilância. Em seguida, a equipe se dirigiu para um imóvel localizado no bairro de Santo Amaro, onde não foram encontrados focos do mosquitoAedes aegypti.

No bairro da Soledade, os asaces foram a um terreno baldio, que funcionava um antigo estacionamento. Lá, a equipe encontrou larvas de mosquitos em uma cisterna escondida em meio ao mato e aplicaram larvicida biológico, que tem um efeito profilático de 80 dias. Todas as larvas foram levadas para o laboratório do Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses para análise. "Acho boa essa iniciativa de abrir os imóveis fechados. Eu mesmo já peguei dengue e minha irmã pegou chikungunya, por conta desse terreno", disse o comerciante Paulo Fernandes Sotero, vizinho ao imóvel.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância à Saúde do Recife, Cristiane Penaforte, a entrada compulsória em imóveis fechados ou abandonados, com o auxílio do chaveiro, vai acontecer todo mês. “Fazemos o levantamento dos locais, as equipes da área realizam as três tentativas em dias e horários alternados, e, caso não consiga fazer a vistoria, nós levamos o chaveiro e a Guarda Municipal para fazer a abertura do local”, explicou Cristiane.

Lei 13.301 – Sancionada pela Presidência da República, em 27 de junho de 2016, a lei garante adoção de medidas de vigilância em saúde quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito Aedes aegypti.

Plano 2017 - Na última quarta-feira (30), o prefeito Geraldo Julio lançou o Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2017, um conjunto de ações integradas que vai contar com a participação de 20 secretarias municipais no combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika, esta última causadora dos casos de Síndrome Congênita e outras deficiências em bebês.

Mesmo com a redução do índice de infestação do mosquito este ano, que caiu de 4.8% para 1.2 % - se destacando como o menor dos últimos 10 anos - o gestor ressaltou a importância de continuar o combate com o apoio de toda a sociedade. Na ocasião, Geraldo também assinou a renovação do decreto de situação de emergência, prorrogando o período por mais 180 dias.