Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 06.12.16 - 14h33

Prefeitura do Recife recebe projeto do Santander para o Teatro de Santa Isabel

img_alt

Banco irá captar recursos por meio da Lei Rouanet para projeto que pretende, entre outras iniciativas, ampliar o calendário de visitas guiadas, para instituições como escolas públicas, ONGs, faculdades, pesquisadores e artistas, inclusive com visita guiada dramatizada (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio recebeu, na manhã desta terça-feira (6), o Superintendente regional do Banco Santander, Francisco Junior, e o diretor do Santander Cultural, Carlos Trevi, além de uma comitiva do banco para fechar os detalhes de um projeto cultural que a instituição financeira realizará em parceria com a Prefeitura do Recife voltada para o Teatro de Santa Isabel. O valor do convênio é de pouco mais de R$ 1 milhão, a ser captado pela instituição financeira via Lei Rouanet, dentro do edital para apoio a projetos culturais que foi aberto pela Prefeitura do Recife.

O projeto em questão tem como objetivo difundir a história do Teatro de Santa Isabel, incentivar a formação de novos públicos, estimular a preservação da estrutura do teatro e consolidar ainda mais o Teatro de Santa Isabel como referência turística local, nacional e internacional. Para cumprir esse objetivo, o projeto pretende ampliar o calendário de visitas guiadas, para instituições como escolas públicas, ONGs, faculdades, pesquisadores e artistas, inclusive com o desenvolvimento de um projeto de visita guiada dramatizada. Ainda estão previstos a edição de um livro ilustrado Trilíngue - em português, inglês e espanhol - sobre o Teatro, o projeto Café Filosófico, voltado para artistas, estudantes e pesquisadores, e o Projeto Saraus para dar utilidade a outros espaços do teatro, como o Salão Nobre e o saguão de entrada.

"É um projeto bonito, no qual a gente está atraindo o recurso privado para cuidar de um patrimônio público tão importante como o Teatro de Santa Isabel, que foi escolhido mais uma vez o melhor teatro do País. É mais uma forma inteligente de criar parcerias em favor da população, quem está sendo atendido aqui é a população do Recife e o interesse público. É um patrimônio cultural histórico, artístico e turístico, que agora vai ser ainda mais conhecido do recifense e de quem vem de fora também", avaliou o prefeito Geraldo Julio.

Para o superintendente para o Norte e Nordeste do Santander, Francisco Júnior, o projeto tem a capacidade de agregar. "É um interesse enorme nosso poder apoiar a Prefeitura do Recife, através de um projeto cultural para o Teatro Santa Isabel, e ter aqui a certeza da continuidade de uma ótima relação que a gente já tem com a cidade", destacou Francisco Júnior.

O diretor do Santander Cultural, Carlos Trevi, ressaltou a importância do banco estreitar os laços com a Prefeitura do Recife em projetos como esse. "É muito importante para o Santander estar presente sempre na cidade do Recife pelas parcerias culturais que a gente desenvolve há muitos anos. E para nós é muito importante a questão de apoiar o Santa Isabel em um programa educativo cultural. O projeto consiste em arte-educação durante um ano, de formação de plateia, consciência do que é o teatro, consciência do patrimônio que ele representa para a cidade. Tem também a edição de um livro trilíngue que pode ser distribuído para formadores de opinião, pessoas de interesse no teatro e da área teatral no Brasil", explicou Trevi.

O projeto para o Teatro de Santa Isabel está dentro do edital de chamamento lançado pela Prefeitura do Recife para convocar instituições privadas e pessoas físicas para captação de recurso via Lei Rouanet para apoiar projetos culturais, incluindo a preservação de equipamentos. Segundo Trevi, uma parceria para preservação continuada do Santa Isabel é um projeto viável.

"A reunião com o prefeito foi tão interessante e acho que no futuro a gente pode vir a fazer uma parceria para um programa de restauração continuada do teatro. Não só da sua estrutura física, mas também dos elementos que compõem a instituição, mobiliário, obras de arte, luminárias, enfim tudo o que decora o teatro pode ter um programa educativo e de formação de trabalhador para a restauração dele", comentou Carlos Trevi.