Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 06.12.17 - 19h41

Abre e Fecha do feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição

 

 

A Prefeitura do Recife informa que na próxima sexta-feira (8), quando será celebrado o feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, os serviços e atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e demais órgãos administrativos da Prefeitura não funcionarão. Na segunda-feira (11), o atendimento será retomado, das 8h às 17h. Mercados e equipamentos culturais abrirão em horário especial.

Para a 113ª Festa do Morro, a Prefeitura levou o projeto Mais Vida nos Morros para o bairro marcado pela devoção à Nossa Senhora da Conceição. Cerca de 600 casas estão sendo pintadas de azul e branco, em referência as cores da santa. A iniciativa é resultado da parceria entre os moradores e a iniciativa privada. Além disso, a Prefeitura do Recife implantou ainda iluminação em LED em toda a subida e descida no Morro, além de todo o entorno da Praça de Nossa Senhora da Conceição, com a modernização de 66 pontos de luz.

Durante todos os dias de festa e no feriado (8), a Secretaria de Saúde do Recife estará presente na festa, prestando serviços de pronto atendimento, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e equipe de apoio. O SAMU também estará presente encaminhando os casos de emergência para outras emergências. A Prefeitura do Recife também participa com o ordenamento do trânsito e do comércio e reforço na limpeza do bairro.

Para quem quiser aproveitar o feriado em outras partes da cidade, uma das opções é visitar o Jardim Botânico, que abrirá para visitação das 9h às 15h30. O equipamento terá atividades de arte-educação, contação de histórias e apresentação de curtas ambientais. A Ciclofaixa de Turismo também está garantida das 7h às 16h da próxima sexta, convidando os recifenses a aproveitar a folga para pedalar e usufruir de algumas das mais belas paisagens recifenses.

A dica de cultura é conferir a exposição 1817 - Revolução Republicana, em homenagem ao bicentenário do movimento que é um dos mais importantes capítulos da história pernambucana. A mostra está em exibição das 9h às 17h, no Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas. 

Nas areias de Boa Viagem, a inclusão está garantida no Projeto Praia sem Barreiras, que vai oferecer  banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à praia nesta sexta, das 8h às 13h. Além das cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar, haverá piscina para crianças com deficiência na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso.

 

Confira em detalhes o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife no feriado de Nossa Senhora da Conceição: 

EDIFÍCIO-SEDE -   Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. O atendimento ao público retorna na próxima segunda-feira (11) na Reciprev e Saúde Recife, das 8h às 17h, e no edifício-sede da Prefeitura, das 07h30 às 13h.

POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - Em virtude do feriado do Dia de Nossa Senhora da Conceição, o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e demais postos que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar estarão fechados. No sábado (09), o expediente nos postos do Cordeiro e do Pina funcionam em horário habitual. Informações sobre IPTU, ISS, certidões e taxas referentes ao município podem ser obtidas no link http://portalfinancas.recife.pe.gov.br 

CULTURA -  No feriado de Nossa Senhora da Conceição, o Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, funciona normalmente, abrindo na sexta, sábado e domingo, das 9h às 17h.  A dica é conferir a exposição 1817 - Revolução Republicana, em homenagem ao bicentenário do movimento que é um dos mais importantes capítulos da história pernambucana.

Quem for ao museu no fim da tarde do sábado (9) também poderá conferir a exibição de fotos e vídeos produzidos pelos concluintes do curso de graduação e da especialização As Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual,  da Universidade Católica de Pernambuco. A exibição é aberta ao público terá início às 17h. 

A sexta será de muito frevo, para quem está com pressa para matar a saudade de Momo. Das 9h às 17h, o Paço do Frevo estará aberto para contar as histórias do ritmo, das agremiações e dos personagens do ritmo considerado patrimônio imaterial da humanidade. 

Com exposição recém inaugurada, sobre o artista que batiza o equipamento, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) não vai abrir na sexta, mas funciona normalmente no sábado e domingo, das 13h às 17h, com a exposição de litogravuras dedicadas a Olinda.

Na Zona Norte, o lazer a céu aberto também será regra neste fim de semana prolongado. O Sítio Trindade abre normalmente de sexta a domingo, das 5h às 19h, com parque infantil, pista de cooper e espaço de sobra para toda família. No sábado, a partir das 5h, tem a tradicional feira orgânica.

No domingo, os recifenses terão ainda uma oportunidade de encerrar o feriado em grande estilo, conhecendo melhor o Teatro de Santa Isabel. A visitação guiada acontecerá nos horários 14h e 15h, com capacidade de 25 pessoas e duração 50 minutos cada. Informações pelo telefone 3355-3323.

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife, na Zona oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, funcionarão nesta sexta (8).  Arte-educadores realizarão atividades educativas e lúdicas  com base na temática ambiental nos dois espaços públicos, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA).

O Jardim Botânico do Recife fica no Curado e abre das 9h às 15h30. O acesso é gratuito. No feriado, a programação de arte-educação do JBR começa às 9h30, com contação de história. Às 10h30, haverá oficina de origami intitulada Resíduo nos Eixos. À tarde, o público contará, a partir das 14h, com a atividade Histórias Cantaroladas. Em seguida, às 15h, haverá exibição de curtas ambientais.

O Econúcleo Jaqueira funciona das 9h às 17h e está localizado no Parque da Jaqueira, ao lado do Posto de Saúde. Na sexta (8), a programação tem início com uma oficina de vermicompostagem. Às 10h, os visitantes poderão fazer a trilha ambiental Patrulha da Natureza e às 11h, uma oficina de teatro. Durante a tarde, haverá uma trilha ambiental às 14h e o Jogo da Memória Ambiental às 15h. A última atividade prevista é a exibição de curtas ambientais, às 16h. 

TURISMO E LAZER - No feriado desta sexta-feira (8), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará normalmente das 7h às 16h, em todas as rotas. As Academias Recife darão uma pausa na atividade no feriado, retornando normalmente no sábado (9). Os parques da Macaxeira e Santana abrem normalmente ao público das 5h às 23h. O projeto Lazer na Rua, que fecha parte da via em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem para uso da população, também acontece no feriado, além do tradicional domingo. 

ESPORTES - No sábado e domingo após o feriado, o Recife Bom de Bola realiza as finais na Arena de Pernambuco e no campo auxiliar do Sport Clube do Recife das categorias Feminino, Sub 15 e Sub 11. A programação completa deste campeonato de várzea organizado pela Prefeitura do Recife está disponível no site recifebomdebola.com.br. 

Já os atendimentos ao público dos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Recife Programa Segundo Tempo ficarão suspensos no feriado. As atividades retornam normalmente na segunda-feira (11). 

COMPAZ - As duas unidades do Compaz estarão fechadas nesta sexta (8). Os centros abrem normalmente sábado (9) e domingo (10), das 9h às 13h. As Bibliotecas Populares retomam às atividades apenas na segunda (11).

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecharão na sexta-feira (8).

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e da Soledade funcionam até o meio dia desta quinta-feira (7), reabrindo normalmente na segunda-feira (11). 

PROCON - O Procon Recife estará fechado na sexta-feira (8), incluindo a sede e os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna.

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800- 2810107.  

MERCADOS E FEIRAS – O horário dos mercados públicos serão alterados neste feriado, funcionando das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores fecham neste dia. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado. 

EDUCAÇÃO-  Nesta sexta-feira, as 309 unidades de ensino da rede municipal do Recife estarão fechadas em virtude do feriado. Na segunda (11), as aulas serão retomadas normalmente até o final do ano letivo de 2017, que será encerrado no dia 22 de dezembro.  

SAÚDE – Nesta sexta-feira (8), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF) - exceto a USF José Bonifácio, que fica no Morro da Conceição - , incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (11). A USF José Bonifácio funcionará durante todo o feriado, encerrando atendimento à meia-noite do dia 8. A Upinha 24h Dr. Moacyr  André Gomes, durante o horário de plantão, das 19h às 7h da manhã, também dará apoio aos atendimentos de pequenas urgências. 

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionarão normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena)  funciona das 8h às 12h. 

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente, com uma ambulância básica de prontidão durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição. 

Serviços de saúde  na Festa de Nossa Senhora da Conceição - A PCR disponibiliza, durante toda a festa, serviço de pronto atendimento na Unidade de Saúde da Família José Bonifácio dos Santos, que foi adaptada com equipe com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e profissionais de apoio e terá horário estendido  a partir da quinta-feira, 07, para atender visitantes que necessitarem de pequenas emergências. A Upinha 24h Dr. Moacyr  André Gomes, durante o horário de plantão, das 19h às 7h da manhã, também dará apoio aos atendimentos de pequenas urgências. O SAMU 192 terá uma  ambulância básica de prontidão, no local, para remover pacientes que precisarem.

A Secretaria Municipal de Saúde também está com a atuação de profissionais nas áreas de Vigilância Sanitária (Visa) da capital e o Programa de Saúde Ambiental (PSA), para a realização de ações de prevenção e orientação sobre a manipulação de alimentos ofertados por comerciantes durante a festa.  

HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado. Os atendimentos e marcações de consultas retornam na segunda-feira (11).

TRÂNSITO - O serviço de atendimento aos usuários oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) será suspenso nesta sexta-feira (8), voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (11), das 8h às 13h. Já os serviços de operação e de fiscalização de tráfego, prestado pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. A população pode acionar a CTTU através do 0800.081.1078. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL -  Não funcionarão, neste feriado, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente. 

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriadão. Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem na sexta (8), das 8h às 13h. Além das cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar, haverá também piscina para crianças com deficiência na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.