Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 06.12.17 - 18h23

Museu Murillo La Greca recebe grafite na fachada

img_alt

Até o dia 29 de janeiro, mural Recife Sobre Rodas, do Coletivo Gueto Crew, toma conta da fachada do museu, convidando os recifenses a refletirem sobre a urgência do convívio pacífico entre cidadãos em trânsito e sobre o uso da bicicleta como alternativa à poluição, sedentarismo e violência. Ação faz parte do Projeto Fachada, que, periodicamente, deixa o museu de cara nova (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Para encerrar o ano de 2017 convidando os recifenses a pensar em questões que se revelam cada dia mais urgentes para a cidade, como a democratização das vias públicas e o uso de modais alternativos ao carro, o Museu Murillo La Greca, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, localizado no Bairro do Parnamirim, vestiu a camisa da mobilidade urbana com civilidade e respeito ao próximo. Está de fachada nova para defender a causa do convívio pacífico entre cidadãos em trânsito, até o próximo dia 29 de janeiro.

A face da galeria que protagoniza o prédio, voltada para o rio e para a Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, ganhou um mural de grafite do Coletivo Gueto Crew. Intitulado Recife Sobre Rodas, o trabalho sugere o protagonismo das bicicletas no trânsito como uma alternativa à poluição, à violência e ao sedentarismo. A obra pode ser vista de perto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, exceto nos feriados.

A pintura é a última ação do ano do Projeto Fachada, contemplado no Edital de Artes Visuais realizado pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife em 2015, e deve ser substituída por outra intervenção, no próximo mês de janeiro. Criado em 2011, o Projeto Fachada já estampou o Murillo La Greca com mais de 20 temas diferentes desde então, a partir de várias técnicas e por vários artistas, como a dupla paulista Mulheres Barbadas e Tatiana Moes.

O projeto é uma colorida estratégia de reforço do diálogo entre a instituição, artistas e curadores com a sociedade em geral, criando uma nova possibilidade expositiva a céu aberto para chamar atenção do público e estreitar relações entre a arte e seus espaços institucionais, as ruas e os espaços públicos.

SOBRE O GUETO CREW - O Coletivo Gueto Crew foi formado em 2014, após um curso de grafite promovido pela Prefeitura do Recife e Fundarpe. O grupo, idealizado por Carlos Antônio (Inot) e Diego de Melo (Tarta), se dedica à arte urbana, expressando ideias e cores em superfícies as mais diversas.

Serviço

Projeto Fachada recebe o Coletivo Gueto Crew

Visitação: Até o dia 29 de janeiro de 2018, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira

Local: Museu Murillo La Greca, na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim

Acesso livre

Informações: 3355-3126