Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 06.12.18 - 15h11

Prefeito Geraldo Julio prestigia missa na 114ª Festa do Morro da Conceição e comemora organização do evento

img_alt

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (6), prefeito Geraldo Julio subiu o Morro acompanhado da família e do governador Paulo Câmara e acompanhou a tradicional celebração (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Histórias de fé, devoção e esperança marcam a 114ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, tradicional celebração católica da cidade. Fiel à tradição, o prefeito Geraldo Julio assistiu à primeira missa do dia na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição ao lado do governador, Paulo Câmara, da primeira-dama da cidade, Cristina Mello, e da equipe de secretários municipais. A ex-primeira dama do Estado, Renata Campos, também participou do ato litúrgico ao lado do filho, o deputado federal João Campos. Na subida até a igreja, nesta quinta-feira (6), o prefeito conversou com moradores e vendedores e comemorou  sucesso da festa. A edição deste ano deve reunir 1,7 milhão de pessoas. No sábado, 8, dia oficial de Nossa Senhora da Conceição, o público esperado é de 250 mil pessoas na procissão. 
 
"É sempre muito bom estar aqui, na festa do Morro da Conceição, que é uma festa muito bonita, que atrai milhares e milhares de pessoas. Não só os recifenses, que vem em peso, mas Pernambuco inteiro e pessoas que vêm de outros estados do Nordeste. A gente tem uma alegria ao poder ver a festa bastante organizada. É um trabalho que tem sido feito pela Prefeitura, pelo governo, em parceria com a Igreja, para atrair cada vez mais pessoas  para a Festa do Morro e para que todo mundo possa ter o conforto de participar da celebração", afirmou o prefeito. 
 
Para o governador Paulo Câmara, o momento é de agradecer por 2018 e pedir energias para o próximo ano. "Há muito o que fazer, mas a gente sabe que, com o apoio do povo, de Deus e de Nossa Senhora da Conceição, a gente vai continuar seguindo em frente. Para 2019, o pedido é para o Brasil voltar a crescer. É isso que a gente está precisando aqui em Pernambuco, gerar muito emprego para poder ajudar a população a ter melhores condições de vida", disse Câmara.
 
À frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, o pároco Renato Azevêdo detalhou a programação religiosa com missas diárias, às 7h,  9h, 11h, 14h e 16h. Segundo ele, há expectativa de um número grande de fiéis no dia 8. "Como cai num sábado, a gente deve receber muito mais gente", disse. 
 
Devota de Nossa Senhora da Conceição desde pequena, Ângela Maria mora em Rio Doce, Olinda, e trouxe à filha para assistir à celebração. "Pra mim, é tradição. Fui criada na Igreja Católica e a fé que a gente tem é muito gratificante. Espero o ano todo por esse dia, para agradecer", contou.  
 
SERVIÇOS - A Prefeitura do Recife participa dos dez dias de festa, por meio de  de ações e articulações de várias secretarias, até o dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição.
 
Para assegurar alegria e diversão aos fiéis que subirão o Morro durante os dez dias de festa, a Prefeitura do Recife montou um palco na Praça da Conceição, com estrutura de som, luz e banheiros químicos, além de ter contratado grandes atrações musicais, como o padre Damião Silva. 
 
Com o objetivo de promover proteção às crianças em situação de vulnerabilidade e risco social durante os dez dias de evento, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH) realizará atividades de sensibilização junto aos pais e demais pessoas que visitarem o Morro da Conceição para alertar sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes de exploração pela mendicância e pelo trabalho infantil – práticas ainda corriqueiras nas festas populares. Para isso, a secretaria vai montar no Morro um Espaço de Proteção - área cuja finalidade é ofertar atenção e proteção às crianças no entorno da festa.
 
A Gerência de Livre Orientação Sexual do Recife (GLOS) também vai estar presente na Festa do Morro da Conceição durante os dias de festa, das 19h às 22h. A equipe vai divulgar a campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação, falando dos serviços oferecidos pelo Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife - espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica.
 
A Secretaria de Saúde do Recife preparou um esquema especial para a Festa do Morro da Conceição. A Unidade de Saúde da Família José Bonifácio dos Santos, que fica ao lado do Santuário, estará à disposição para prestar atendimentos de pequenas urgências, com a equipe completa (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e equipe administrativa).
 
Com o intuito de levar mais conforto aos milhares de fiéis que irão participar da 114ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou um reforço no esquema de limpeza, com mutirão que terá início nesta quinta-feira e seguirá com atividades até a manhã do próximo dia 11, pós festa. Um total de 622 garis irá garantir a limpeza durante os dias de celebração religiosa no Morro da Conceição e no entorno.
 
Para garantir a segurança da festividade, a Guarda Municipal do Recife (GMR) vai estar com efetivo de 1.200 agentes. São 540 guardas a mais no evento. Por dia, 120 agentes estarão do Morro da Conceição, contribuindo com a segurança do local.