Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 07.01.16 - 17h18

Prefeitura do Recife oferece cerca de 4 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes

Inscrições começam na próxima segunda-feira (11), a partir das 8h, e seguem até o dia 19 deste mês através do site www.qualificarecife.com.br

Cerca de 4 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes serão oferecidas pela Prefeitura do Recife para quem busca se capacitar para o mercado de trabalho. Na próxima segunda-feira (11), a partir das 8h, a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional abre as inscrições online na rede profissionalizante de ensino. Os interessados devem efetuar a inscrição até o dia 19 de janeiro, exclusivamente, através do site www.qualificarecife.com.br. A lista dos selecionados será divulgada no dia 22/01 e as aulas estão previstas para começar no dia 15/02 nas 17 escolas profissionalizantes mantidas pela pasta.

Ao todo, há 52 opções de cursos nas áreas de Administração, Alimentação, Artes, Saúde, Indústria, Informática, Vestuário, Construção Civil, Beleza e Idiomas. Entre eles, destacam-se os novos cursos: Estética para Salão de Beleza (Manicure, Design de Sobrancelhas e Maquiagem); Curso Básico de Esteticista Facial e Corporal; Curso Básico de Aromaterapia Aplicada à Estética; Recepção em Turismo; Artes Serigráficas; Agente Comunitário de Saúde; e Depilação e Design de Sobrancelha.

"A partir de um estudo do mercado de trabalho e de uma gestão compartilhada com diretores e professores das escolas, estamos aprimorando e inovando na estrutura de alguns cursos. Entre as novidades, está o de Estética para Salão de Beleza, que soma Manicure, Design de Sobrancelhas e Maquiagem, oferecendo uma base maior de qualificação que poderá gerar maior empregabilidade e capacidade de empreender. Já os cursos de Corte e Costura e de Cabeleireiro, por exemplo, passaram por uma reformulação por solicitação dos próprios alunos, tendo a carga horária ampliada de 250h para 360h. Assim, o conteúdo que era repassado em um ano será concentrado em um semestre, aumentando a expectativa de inserção no mercado de trabalho em menor tempo. Também estamos adquirindo novos equipamentos como máquinas de costura, além de investirmos na melhoria de cursos mais contemporâneos e bastante procurados como Mecânico de Bicicleta e Cuidador de Idosos" explica o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora.

Asfora também destaca que, em 2015, a evasão de alunos foi reduzida de 60% para 11%, o que significa que a cada dez pessoas que ingressaram na rede profissionalizante, nove saíram formadas. " O percentual de quem sai dos cursos empregado e de quem vai abrir o próprio negócio tem aumentado, o que torna os cursos cada vez mais atrativos. É muito importante, nesse momento de agravamento da crise econômica no País, abrir oportunidade para essas pessoas e jogar no mercado recifenses qualificados", pontuou.

No momento da inscrição é importante que os candidatos consultem os requisitos mínimos de idade e de escolaridade de cada curso. Asfora reforça que não há limite máximo de idade para se inscrever. "Cerca de 60% dos alunos são jovens, entre 15 e 29 anos, mas é importante que as pessoas que estão em outras faixas etárias e também na terceira idade se estimulem a participar, porque a capacitação profissional pode melhorar a autoestima, a relação familiar, além de proporcionar melhores posições no mercado de trabalho".

Todas as informações sobre o processo seletivo estarão disponíveis no edital publicado no site www.qualificarecife.com.br. Como a quantidade é limitada, as vagas serão preenchidas por ordem de acesso. A lista dos selecionados será publicada no site no dia 22 de janeiro. Assim como no semestre passado, a efetivação das matrículas será realizada exclusivamente nas escolas profissionalizantes, entre os dias 25 e 27 de janeiro. Será necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e uma foto 3x4.

Caso algum inscrito não efetue a matrícula na escola, ele perderá a vaga e esta será remanejada. Serão divulgadas duas listas de remanejáveis, nos dias 28/01 e 01/02, respectivamente. A efetivação da matrícula dos remanejados também deverá ser feita nas escolas profissionalizantes. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3355-2587.

Confira abaixo a lista dos cursos:

Auxiliar Administrativo
Atendente Judiciário
Auxiliar de Almoxarifado
Auxiliar de Logística
Recepção em Turismo
Conserto de Micro / Montagem de Rede
Informática Básica
Caldeiraria
NR 10
Marcenaria
Mecânica de Bicicleta
Serralharia
Solda Elétrica com Mig-Mag
Solda Elétrica
Corte e Costura
Bombeiro Hidráulico (Encanador)
Eletricista Predial
Cabeleireiro
Depilação e Design de Sobrancelhas
Curso Básico de Aromaterapia Aplicada à Estética
Curso Básico de Esteticista Facial e Corporal
Curso Básico de Massoterapia
Estética para Salão de Beleza (Manicure, Design de Sobrancelha e Maquiagem)
Manicure
Tranças e Penteados
Maquiagem e Penteado
Bartender
Confeitaria
Culinária
Doces e Salgados
Garçom
Pastelaria
Artes Serigráficas
Artigos Decorativos
Bijuteria
Customização
Estamparia
Pintura em Tecido
Agente Comunitário de Saúde
Cuidador de Idosos
Atendente em Serviços de Saúde
Alemão
Espanhol
Espanhol Básico
Libras
Inglês
Inglês Básico
Italiano
Inglês Aplicado a Serviços Turísticos
Japonês
Russo
Francês