Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 07.01.16 - 16h07

Queima da Lapinha encerra Ciclo Natalino do Recife

img_alt

Pátio de São Pedro ficou pequeno para o público que foi conferir a festividade. (Fotos: Inaldo Menezes / PCR)

 

A noite desta quarta-feira (06) foi de celebração e pedidos no centro do Recife com a Queima da Lapinha. A festividade, que marca o fim do Ciclo Natalino, também celebra o início de uma nova etapa: o Ciclo Carnavalesco. Quinze pastoris, orquestras de frevo e agremiações participaram da noite que contou ainda com um Pátio de São Pedro lotado. Também prestigiaram a festa a secretária de Cultura, Leda Alves, o secretário executivo de Gestão Cultural, William Santana, e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.


A noite começou no Pátio do Carmo com a concentração dos pastoris para a realização do cortejo que conduziria a lapinha até o Pátio de São Pedro. Wilma Barros, de 28 anos, há mais de seis anos acompanha a festividade como integrante do Pastoril Giselly Andrade, e diz que se sente emocionada em participar: É muito emocionante e importante porque é a cultura popular, né?!

Um grupo de senhoras, integrantes do Pastoril Tia Nininha, de Ouro Preto/Olinda, também estava animado para a noite: “Ah, é uma emoção grande. Quando termina, a gente fica querendo mais”, afirmou Lúcia Penaforte. A saída do cortejo contou com a participação de Mendes e Sua Orquestra que acompanhou as pastoras, Dianas e demais personagens do folguedo. Estas entoaram cânticos e dançaram durante todo o trajeto.

Ao chegar ao Pátio de São Pedro, os grupos depositaram a Lapinha no centro do local e fizeram um círculo no entorno. Antes da queima, a bandeira com a imagem de Jesus Menino foi entregue à representante do Pastoril Rosa Mística, dos Torrões, D. Lurdes de 72 anos, que não escondia a felicidade: “Eu estou muito feliz. Me sinto como se tivesse 26 anos”, disse emocionada.

Entregue a bandeirinha, foi o momento de queimar a lapinha composta por folhas secas e ramos, e recheada de pedidos feitos pelas pastoras e pelo público que acompanhava a celebração. Apagada a última chama, foi a vez do frevo tomar conta do Pátio de São Pedro ao som de Mendes e Sua Orquestra e do O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico.