Companhia de Trânsito e Transporte Urbano

NOTÍCIAS

Mobilidade | 07.01.18 - 11h48

Prefeitura do Recife implanta Faixa Azul na Avenida Antônio de Goes

Trecho de 580 m vai complementar a Faixa Azul já implantada na Avenida Conselheiro Aguiar, beneficiando mais de 70 mil passageiros por dia

 

A partir da terça-feira (9), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) inicia a operação do novo trecho de Faixa Azul na Zona Sul da cidade. Desta vez, 580 m de corredor exclusivo serão implantados na Avenida Antônio de Goes, ampliando a extensão da Faixa Azul já existente na Avenida Conselheiro Aguiar, que contempla os bairros do Pina e Boa Viagem. Na via, trafegam 20 linhas de ônibus, que transportam mais de 70 mil passageiros diariamente. Essa é mais uma ação da Prefeitura do Recife com o intuito de priorizar a operação do transporte público de passageiros. No total, a cidade já conta com cerca de 36 quilômetros de faixas azuis, todas implantadas entre 2013 e 2017. Esse número corresponde a um aumento, nos últimos cinco anos, de cerca de 180% nos quilômetros de faixas exclusivas existentes no município, passando dos 20,51 km, implantados entre os anos de 1980 e 2012, para 58 km em 2017.
 
O novo trecho da Faixa Azul tem início na interseção da Avenida Antônio de Goes com a Rua Carlos Lira Filho e vai até o cruzamento com a Rua Cacilda Iolanda Porciúncula, onde os coletivos poderão seguir em direção à Avenida Agamenon Magalhães ou à Avenida Engenheiro José Estelita. Além dos ônibus, também têm acesso à Faixa Azul os táxis do município do Recife, que podem circular com ou sem passageiros. Os demais veículos só estão autorizados a entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal tracejada tem a função de mostrar quando será permitido entrar na faixa.
 
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, explica a importância de dar continuidade à Faixa Azul da Conselheiro Aguiar. "Optamos por complementar a Faixa Azul da Conselheiro Aguiar para potencializar ainda mais os benefícios para o transporte público, que, no local, representaram um aumento de 49% na velocidade média dos ônibus. Esse projeto está sendo implantado após um intenso trabalho de monitoramento da Av. Antônio de Góes, desde a abertura da pista leste da Via Mangue", conclui.
 
É importante destacar que todas as faixas azuis funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Os motoristas que forem flagrados utilizando irregularmente os corredores exclusivos para o transporte público estarão passíveis a multa gravíssima, no valor de R$ 293, 47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
FAIXA AZUL - Atualmente, a ação está nas avenidas Recife, Marechal Mascarenhas de Moraes, Herculano Bandeira/ Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar e Estrada dos Remédios, além das ruas Cosme Viana e Real da Torre. No total, Recife conta com cerca de 58 km de corredor exclusivo para ônibus, somando com as faixas exclusivas que já existiam antes de 2013. Isso representa um aumento de cerca de 180% no número de quilômetros de prioridade para o transporte público no Recife desde o início da gestão, quando a cidade possuía pouco mais de 20 km de corredores exclusivos. Quanto à eficiência do projeto, é válido ressaltar que todas as faixas azuis garantiram resultados satisfatórios, gerando uma diminuição significativa no tempo de viagem dos passageiros. O ganho de velocidade média dos coletivos nos corredores beneficiados chega em até 118%, como aconteceu na Avenida Herculano Bandeira, onde a velocidade de 11km/h passou para 24km/h.