Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Lazer | 07.01.22 - 16h20

Prefeitura do Recife abre nova rua do Parque das Graças exclusivamente para pedestres nos finais de semana

Prefeitura do Recife abre nova rua do Parque das Graças exclusivamente para pedestres nos finais de semana

Medida vai garantir mais 6.500 m² para pedestres nos dias de maior fluxo desse público

Para garantir mais espaço na nova área de lazer do Parque das Graças, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), fará a interdição da Via Parque Lúcia Moura durante os finais de semana. A decisão foi tomada devido ao alto fluxo de ciclistas e pedestres no local durante os finais de semana. Com a abertura da via para pedestres, o acesso mais próximo aos carros para o Parque das Graças pode ser feito pela Rua Manoel de Almeida para retorno pela Rua Medeiros e Albuquerque. A operação passará a valer a partir deste sábado (8).

Parque das Graças - Localizado às margens do Rio Capibaribe, no bairro das Graças, entre as pontes da Torre e da Capunga, o trecho já aberto ao público do Parque das Graças conta com passeios públicos, dois playgrounds, tirolesa, área para piquenique, bancos, paisagismo e via compartilhada, além de abrigar o primeiro parque infantil da cidade totalmente voltado para a primeira infância. O projeto como um todo terá investimentos na ordem de R$ 43 milhões.

A etapa já concluída começa na altura da Rua Amélia e segue até a Rua Manoel de Almeida, trazendo uma via de baixa velocidade compartilhada entre pedestres, ciclistas e veículos motorizados, elevadas ao nível das calçadas e com amplos passeios contínuos e acessíveis e áreas de convivência. O Parque das Graças também oferece para a população espaço de terra batida com tirolesa e duas áreas de convivência próximas à Ponte da Torre, com 120m² e 431m² e bicicletário, além de espaço para piquenique com bancos e mesas. O equipamento tem ainda playground de 507m², subdividido em duas áreas, uma para a primeira infância, de 204 m², e outra para os maiores de seis anos, com 303m².

Considerado um dos grandes destaques do equipamento, o parque voltado para a primeira infância é o primeiro deste tipo na cidade e dispõe de piso emborrachado (atóxico e com amortecimento contra impactos), brinquedo em mola, gangorra e monte escalador. Já o espaço para as crianças maiores de seis anos conta com pirâmide de escalada, três trampolins, casinha com escorregador e balanço para três lugares.

O espaço também conta com as cores do Colorindo o Recife. Um grupo de dez artistas criou painéis com diferentes temáticas, transformando a área em uma grande galeria ao ar livre. Assinam as intervenções os artistas Tati Naara, Priscila Lins, Ranne Skull, Georgia Cardoso,  Felipe Lemos, Micaela, Galo de Souza, Raider, Bruna Alpoim e Luciano Ferreira.

PARQUE CAPIBARIBE – O Parque das Graças integra o projeto do Parque Capibaribe, um sistema de parques integrados no Recife que se estenderá por 30 quilômetros ao longo do percurso do Rio Capibaribe. O projeto revoluciona a forma como as pessoas vivem a cidade ao reconectá-las com as águas do rio, resgatando a bacia hidrográfica como espinha dorsal da cidade através de áreas de lazer, descanso e bem estar.

A proposta consiste na renaturalização das margens do rio e na implantação de um sistema de mobilidade com passeios e ciclovias, além de revelar paisagens locais com áreas de estar, passarelas e píeres para pequenas embarcações. Todo projeto beneficiará mais de 500 mil pessoas e 44 bairros. O parque estende-se desde a BR-101 até o centro do Recife.

A iniciativa é desenvolvida por meio de um convênio inovador entre a Prefeitura da Cidade do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).