NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 07.02.17 - 13h25

Prefeito Geraldo Julio encaminha Projeto de Lei para nomear de Jornalista Carlos Percol a biblioteca do Compaz do Cordeiro

img_alt

Familiares e amigos participaram do ato que foi realizado na manhã desta terça-feira (7). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio assinou um Projeto de Lei, na manhã desta terça-feira (7), no Compaz do Cordeiro, nomeando de Jornalista Carlos Percol, a biblioteca da nova fábrica de cidadania que será inaugurada no próximo dia 12 de março, aniversário do Recife. O projeto, que será enviado para aprovação na Câmara  Municipal, é uma homenagem ao jornalista Carlos Percol, que foi secretário de Imprensa do Recife. A família e amigos de Percol compareceram ao Compaz para a homenagem, que foi realizada no espaço onde será a biblioteca.

“Uma linda e justa homenagem ao jornalista Carlos Percol, que foi nosso secretário e teve um papel muito importante em nossa cidade. Espero que o exemplo de vida dele sirva de inspiração para crianças e adolescentes que virão aqui para ter a oportunidade de uma vida melhor”, definiu Geraldo. “O objetivo desta biblioteca é entregar vida na vida das pessoas, como diria Eduardo Campos, com quem Percol também trabalho. Vamos procurar dar uma dinâmica nesta biblioteca para que os visitantes possam levar este conhecimento para casa e inspirados na vida de Percol”, continuou Geraldo.

Conhecido como Carlos Percol, Carlos Augusto Ramos Leal Filho era jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Começou a carreira em emissoras de televisão e jornais de Pernambuco e durante o governo de Eduardo Campos em Pernambuco foi gerente de Relações com a Imprensa da Secretaria Especial de Imprensa do Governo do Estado, assessorando diretamente o governador. A partir de janeiro de 2013, foi secretário de Imprensa do Recife. Em 2014, foi convidado pelo então candidato à presidência do Brasil, Eduardo Campos, para coordenar a área de imprensa de sua campanha. Percol faleceu em Agosto de 2014 no acidente aéreo que vitimou também Eduardo e mais cinco pessoas.

  

A família agradeceu a homenagem e se mostrou muito emocionada com o ato. “É um sentimento de gratidão pela lembrança. Fico ainda mais feliz pela escolha do local, que é na biblioteca do Compaz, que é uma fábrica de cidadania. Será um lugar para cuidar de gente, que era um perfil de Percol, sempre preocupado com as pessoas que mais precisavam”, disse Cecília Ramos, esposa de Percol. “Quero agradecer muito a todos por esta homenagem. Cada gesto desta natureza me deixa muito orgulhosa pelo filho maravilhoso que, infelizmente, eu perdi tão cedo. Quando eu vejo vocês reunidos me dá conforto e orgulho dele”, acrescentou a mãe, Dona Alzira.

A biblioteca será inaugurada junto com o Compaz Ariano Suassuna, no dia 12 de março, aniversário do Recife. Em uma área de 476 metros quadrados, a unidade contará com duas salas de estudo em grupo,uma área infantil, uma sala de audiovisual, espaço de leitura e uma área de informática. Na Unidade de Tecnologia- UTEC, serão ministradas aulas de robótica, cursos e oficinas. O espaço irá contar com computadores com acesso à internet e um acervo inicial de 6 mil livros. O Compaz do Cordeiro beneficiará, além do próprio bairro, o Bongi, Torrões, San Martin e Prado.

Entre as atividades oferecidas, a biblioteca também terá contação de histórias, apresentações teatrais, musicais, circenses e literárias, rodas de diálogo com temáticas de combate as drogas, racismo, homofobia, violência contra mulheres. Além disso, o espaço ainda irá dispor de aulas de confecção e lançamento de livros, cine debates, atividades com música e brincadeiras populares, colônia de férias (no mês de julho), oficinas circenses e música.

BIBLIOTECAS PELA PAZ - A biblioteca jornalista Carlos Percol vai se juntar às Bibliotecas Populares de Afogados e de Casa Amarela, e a Afrânio Godoy, no Compaz do Alto Santa Terezinha para reforçar a Rede de Bibliotecas Pela Paz. A Prefeitura do Recife reformou e requalificou as duas bibliotecas municipais já existentes: Biblioteca Popular de Afogados e Biblioteca Popular de Casa Amarela para formar a rede que traz os equipamentos para a política de Segurança preventiva do município. O objetivo dessa rede é também atuar de forma mais próxima à comunidade e às escolas municipais e estaduais do entorno, para que toda a grade pedagógica conte com esse suporte de informação e pesquisa.