Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 07.02.18 - 20h32

PCR e Senai certificam jovens concluintes de curso na comunidade do Chié

O curso foi feito para inserir ex-usuários de drogas e prevenir o uso abusivo de drogas em Campo Grande

 

Nesta quarta-feira (7), o Programa Integra Recife, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), certificou 38 alunos que concluíram o curso de aperfeiçoamento profissional em técnicas de instalações elétricas prediais. O curso teve 80 horas/aula e foi ministrado na Associação Comunitária dos Moradores da Ilha do Chié, no bairro de Campo Grande. A turma foi composta por ex-usuários de drogas e moradores da comunidade. Na ocasião, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente levou, por meio da Agência de Emprego do Recife, uma palestra com estratégias para montar o currículo, além de ter cadastrado os presentes no sistema de vagas da Agência.

Juliana Gouveia, técnica de Inserção Social e Produtiva da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod), explicou que a inserção social pode funcionar também como prevenção às drogas, tanto para que o usuário não volte a usá-las, como para oferecer uma nova perspectiva e evitar o uso abusivo. "As pessoas dessa comunidade, muitas vezes, têm uma realidade de vulnerabilidade social, e isso aumenta o risco para o uso de álcool e outras drogas. Fechar uma parceria com a associação dentro do espaço desse público traz uma oportunidade direta para que eles possam mudar suas perspectivas, acreditando nos seus potenciais através da qualificação e inserção no mercado de trabalho", explicou a técnica.

Para Conceição Duarte, coordenadora da Associação Comunitária dos Moradores da Ilha do Chié, levar o curso para dentro da comunidade facilita para os jovens. "Com a qualificação, mostramos uma nova oportunidade de eles terem uma profissão e conseguirem gerar renda. O curso ainda ocupa esse jovem com uma programação de qualidade e ajuda a prevenir o uso de drogas", avaliou a coordenadora.

Já Marcos Anderson da Silva, secretário acadêmico do Senai de Santo Amaro, assegurou que a instituição visa a formação com qualidade técnica e cidadã. "O Senai foi eleito como a maior escola de qualificação profissional, então esses alunos têm um diferencial, não só pela qualidade técnica, mas também pela formação cidadã, que é garantida. Com um curso do Senai, esses jovens saem na frente e terão mais chances de entrar no mercado de trabalho", disse o secretário.

Edmilson Nunes foi usuário de álcool e outras drogas por mais de 25 anos e esta foi a sua primeira formação para se aperfeiçoar e se inserir no mercado de trabalho. "O uso de drogas me atrapalhou porque, em vez de estudar e trabalhar, me envolvi com isso e fui viver só para as drogas. Acredito que, a partir de agora, coisas boas vão aparecer porque a qualificação faz toda a diferença", acredita Edmilson.

INTEGRA RECIFE - O Programa Integra Recife é a parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas responsável pela inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas através da elevação de escolaridade, qualificação profissional, encaminhamentos para retirada de documentos básicos e para agência de emprego.