Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 07.02.18 - 20h20

PCR faz controle do Aedes Aegypti no percurso do Galo nesta quinta-feira (08)

Ação, que inclui a desratização, vem sendo feita desde janeiro, no trajeto do bloco, que desfila no sábado (11)

 

A Vigilância Ambiental do Recife e Controle das Zoonoses (GVACZ) da Secretaria de Saúde do Recife realiza inspeções, nesta quinta-feira (8), com o objetivo de minimizar e eliminar os riscos à saúde da população, durante todo o percurso do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, que desfilará neste sábado de Carnaval (10). O mutirão começa às 6h da manhã e será realizado em parceria com equipes do Distrito Sanitário 1, com base nos últimos índices de infestaçãopredial na região (abaixo ruas do trajeto).

Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) utilizarão pulverizadores costais (equipamentos colocados nas costas) para aplicação de inseticida que elimina os mosquitos alados (forma adulta). O tratamento abrange as ruas do percurso do Galo da Madrugada e do entorno. Também são vistoriados caixas d´água, esgoto, depósitos de lixo, estabelecimentos de recicláveis e ferros velhos, além de arquibancadas e áreas dos camarotes.

As medidas preventivas, de fato, começaram no mês passado, quando houve várias atividades de desratização, além e visitas a cerca de 200 imóveis. Entre as principais ações estão: controle de vetores, com a realização do tratamento focal, perifocal e espacial no combate ao mosquito Aedes aegypti, além de orientação aos cidadãos quanto às principais medidas sanitárias no enfretamento das arboviroses; controle de zoonoses, que são as ações referentes ao controle da população de animais, orientação e apreensão de animais no trajeto do desfile do bloco, bem como abordagens aos residentes e comerciantes quanto a posse responsável desses animais.

Também vem sendo realizado o controle de animais sinantrópicos, com a desratização, desinsetização e conscientização da população quanto às medidas sanitárias necessárias para manutenção de ambiente livre da presença desses animais.

Carnaval 2018 -Trajeto 38° do Desfile do Galo da Madrugada

 

- Travessa do Forte

- Forte das Cinco Pontas

- Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)

- Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto)

- Praça Sérgio Loreto (sentido Av. Sul)

- Avenida Sul (sentido Afogados)

- Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial)

- Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto)

- Praça Sérgio Loreto (sentido Sede do Galo)

- Rua do Muniz (sentido Av. Dantas Barreto)

- Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)

- Praça da Independência

- Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)

- Rua do Sol (sentido Praça da República)