Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 07.02.18 - 12h19

Programa Mobiliza Recife sensibiliza bares quanto ao fornecimento de bebida alcoólica para menores de 18 anos

img_alt

Mais de 200 bares foram abordados no início desta semana. Até sexta, a ação será levada a mais de dez bairros que terão polos de Carnaval do Recife (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Representantes do Programa Mobiliza Recife, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, visitaram, no início desta semana, mais de 200 bares nos bairros da Boa Vista, Recife Antigo, Madalena, Cordeiro, Caxangá e Prado para sensibilizar donos e funcionários dos estabelecimentos quanto à Lei Federal nº 13.106/15, que proíbe o fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. A ação de carnaval da Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas do Recife (Sepod) seguirá até a sexta-feira (9) e pretende visitar 500 bares próximos aos polos de folia.

Na ocasião, a equipe da Sepod entregou adesivos com a frase "Aqui não se vende bebidas alcoólicas para menores de 18 anos", para que os donos colem em seus estabelecimentos. Os funcionários também foram orientados sobre a importância de retardar o consumo de álcool como forma de prevenir o uso abusivo de drogas. "A lei que proíbe o fornecimento de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes ainda é pouco divulgada. Nós aproveitamos o período de carnaval, em que as pessoas consomem mais álcool, e alertamos os donos de bares sobre o assunto. A prevenção ao uso precoce do álcool ajuda a prevenir, também, o uso de outras drogas", explicou o técnico de prevenção da Sepod, Thomas Alves Santos.

Proprietário de um bar no Recife Antigo, Raphael Vasconcelos disse que faz essa prevenção ao uso abusivo de álcool no seu estabelecimento durante todo o ano. "Entendemos que temos uma responsabilidade social de prevenir não apenas o consumo de álcool por parte das crianças e adolescentes, mas também temos o cuidado de servir uma água para alguém que está bebendo demais, por exemplo", contou.

Além dessa ação da Sepod na semana pré-carnavalesca, as equipes levarão para a folia a campanha #RecifeDeGenteBoa. Serão distribuídos 100 mil abanadores com informações sobre o uso consciente de bebidas alcoólicas e sobre o perigo de beber e dirigir. A campanha contará com uma orquestra de frevo e passistas animando os foliões ao som da música "Influência do Bem", que fala sobre boas práticas e autoestima.

MOBILIZA RECIFE - O programa Mobiliza Recife é a parte de prevenção do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas. A iniciativa se baseia na premissa de que, para prevenir, é necessária a mobilização estratégica, com linhas de atuação baseadas em princípios como a responsabilidade compartilhada e a influência do bem.