Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 07.02.19 - 21h20

Dia do Frevo, folia, artes visuais e atividades ambientais animam o fim de semana do recifense

img_alt

A Prefeitura do Recife, por meio das suas secretarias, vai realizar ações para marcar o Dia do Frevo neste final de semana. Além disso, há exposições e atividades pela preservação do meio ambiente em diversos equipamentos (Foto: Bruno Campos/ArquivoPCR)

 

Neste final de semana, não vão faltar celebrações ao Dia do Frevo - 9 de fevereiro. A Prefeitura do Recife, por meio das suas secretarias, vai realizar atividades no Paço do Frevo, na Escola de Frevo do Recife, na Praça do Arsenal e no Segundo Jardim de Boa Viagem. Além disso, a atmosfera carnavalesca também estará presente na Rua da Moeda, com ensaio de Maracatu, e no Pátio de São Pedro, com mais um encontro de blocos líricos. Para quem preferir uma programação que envolva artes visuais ou atividades ambientais, há opções de lazer na Galeria Janete Costa, no MAMAM, no Museu da Cidade do Recife, no Museu Murillo La Greca, no Econúcleo da Jaqueira e no Jardim Botânico do Recife.

Amanhã (8), a Rua da Moeda será palco do segundo ensaio coletivo de Nações de Maracatu de Baque Virado que irão se reunir no dia 28 de fevereiro para o Tumaraca – Encontro de Nações. A partir das 19h, os Maracatus Nação Raízes de Pai Adão, Xangô Alafim e Encanto do Pina se reúnem e afinam os baques ao som do Coral Voz Nagô. No mesmo dia, também a partir das 19h, o Pátio de São Pedro recebe mais uma edição do Acerto de Marcha de Blocos Líricos com o encontro do Bloco Lírico Infantil Sonho e Fantasia, Eu Quero Mais, Bloco Carnavalesco Esperança de Campo Grande, Bloco Carnavalesco Lírico Artesão de Pernambuco, Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda e Bloco Compositores e Foliões

Já o Paço do Frevo celebra seu aniversário de cinco anos, nesta sexta, com uma grande programação gratuita, que começa às 10h, na Praça do Frevo, que fica no terceiro andar do museu, com a poesia de Luna Vitrolina, depoimentos de convidados institucionais e apresentações dos Brincantes das Ladeiras. Ao meio dia, o Paço vai ferver com a Hora do Frevo, programação musical gratuita oferecida no térreo do museu, que contará com a participação de Seu Luizinho Calixto e Cláudio Rabeca. A atividade encerra com a participação de Luna Vitrolina. Até as 17h, a programação segue com mais vivências e Fervência.

No sábado (9), Dia do Frevo, a festa no Paço do Frevo também será gratuita e aberta ao público. A programação começa às 15h50, com falas e apresentações de professores e alunos que atuam no Paço (Canto Coral, Frevo Improviso e Vivência), no 3º andar do museu. A partir das 16h30, apresenta-se a Transversal Frevo Orquestra, de César Michiles, filho do frevo recifense. Saiba mais: (81) 3355-9500

Também administrada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, em Santo Amaro, abrirá as portas, nesta sexta, para públicos de todas as idades, com ou sem habilidade para o frevo, amanhã, para celebrar a dança e a música que embalam os recifenses há muitas gerações. Das 9h às 10h, a escola promoverá vivências de frevo infantis, gratuitas e abertas ao público. Das 10h30 às 12h, será a vez do público adolescente e adulto cair no passo. À tarde, a partir das 16h, o público está convidado para uma roda de conversa musical e dançante com Nena Queiroga, Gustavo Travassos e Ed Carlos, intérpretes e árduos defensores do frevo.

As comemorações do Dia do Frevo também vão ganhar as ruas. Na Praça do Arsenal, vai ter orquestra de frevo e passistas, a partir das 15h, no sábado. Na Zona Sul, o Caminhão da Malhação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai estacionar no Segundo Jardim, a partir das 7h, no mesmo dia, convidando todo mundo a celebrar o frevo queimando calorias ao som dos clarins de momo.

Em clima de prévia carnavalesca, os próximos passeios do Olha! Recife vão levar os participantes para conhecerem e vivenciarem os espaços e histórias do carnaval recifense. O projeto da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, promove roteiro de ônibus pelos bairros da Água Fria e Bomba do Hemetério, no próximo sábado. No roteiro, será contada a história dos bairros e serão visitados alguns locais como a Escola de Samba Gigante do Samba e a Troça Abanadores do Arruda.

Já no domingo (10), o tema do Olha! Recife a Pé é “Ruas de Frevo”. Na caminhada, serão percorridas ruas tradicionais da cidade que além de serem palco da folia, são citadas em frevos famosos de Antônio Maria, Capiba, Romero Amorim e outros compositores. As inscrições para os dois passeios abrem amanhã (8), às 9h, através do sitewww.olharecife.com.br

Também tem muita arte para ser vista nos museus da cidade geridos pela Secretaria de Cultura do Recife e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife. Na Zona Sul do Recife, a Galeria Janete Costa recebe a exposição “Transistor” de Jota Zer0ff. São 24 obras, a maioria delas de spray sobre madeira, mas o artista também recorre a lápis e papel, além de honrar sua mais recorrente tela em dois painéis de grafitti estampados nas paredes da galeria. A exposição é gratuita e aberta ao público, informações: (81) 3355-9825.

No MAMAM, a mostra gratuita em cartaz é “Com Olhos de Náufrago ou Onde fica o Próximo Porto”, da paraibana radicada em Pernambuco Alice Vinagre. A exposição navega pelas águas ora turvas ora calmas da obra de Alice, atravessando fases, investigações e técnicas que nortearam sua produção, da década de 1980 em diante. Mais detalhes: (81) 3355-6871

E no Museu da Cidade do Recife está em cartaz a exposição “Cinco Pontas” que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público e que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita. Veja:www.museudacidadedorecife.org

No Museu Murillo La Greca, o público ainda pode conferir a mostra Glossário Fluvial que aborda, a partir de fotografias, os rios e os termos técnicos que envolvem o universo fluvial. A exposição é do fotógrafo e ilustrador Hassan Santos e a visita é gratuita. Para mais detalhes: (81) 3355-3128.

MEIO AMBIENTE - O sábado no Econúcleo Jaqueira será marcado por um evento especial para toda a família promovido em parceria com a organização sem fins lucrativos Luz Natural, a empresa Terrários Recife e o estúdio Andréa Leal Fotografia. Durante toda a manhã, das 9h às 12h, ocorrerá a oficina “Terrário Solidário” que vai mostrar a história e os tipos de terrários e ensinar na prática aos participantes a como produzir seu próprio mini jardim. A atividade será ministrada pelo arquiteto Victor Polesky. No domingo, o público também poderá curtir a prática de meditação com o grupo Sahaj Yoga, às 9h, contação de história, às 11h, e uma trilha Ambiental com oficina de vermicompostagem, às 15h.

Já no Jardim Botânico, a garotada poderá acompanhar um teatro de objetos, no sábado às 13h30, que apresentará a história "O pequenino grão de areia". A prática vai aliar temas ambientais e sustentáveis através da diversão e criatividade da encenação para divertir os pequenos. Domingo, o espaço sediará uma oficina de caqueiras que tem início às 10h30. Gratuita, a oficina ensinará a fazer caqueiras ecológicas com garrafas PETs que seriam descartadas na natureza, dando novas utilidades e reduzindo dano ao meio ambiente.

Para quem prefere aproveitar o clima de praia no domingo, o CAT Ambiental, localizado no segundo Jardim de Boa Viagem, sedia diversas atividades gratuitas que começam a partir das 13h e duram até 17h. O visitante poderá conferir a contação da história “A gota d'água”, a oficina de expressão corporal “corpo e movimento poético” e o jogo das palavras ambientais.