Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 07.02.20 - 15h13

Recife inicia campanha de vacinação contra o sarampo na próxima segunda (10)

img_alt

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo será dividida em duas etapas, assim como em 2019 (Foto: Ikamahã/Sesau PCR)

A partir desta segunda-feira (10), a Prefeitura do Recife dará início à terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, iniciada em 2019, quando foram realizadas duas fases. Nesta etapa, que vai até 13 de março, o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde (MS) são crianças e jovens de 5 a 19 anos. Já a quarta fase será no segundo semestre, com foco nos adultos de 30 a 59 anos. O Dia D desta terceira etapa da campanha será no sábado 15 de fevereiro. Já a quarta fase será realizada de 3 a 31 de agosto, com Dia D em 28 de agosto.

No ano passado, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo focou nas crianças de 6 meses a 4 anos e, num segundo momento, nos jovens de 20 a 29 anos. Agora o MS priorizará a vacinação justamente nas crianças e jovens que não foram público-alvo da campanha do ano passado.

A campanha será seletiva, ou seja, só precisa tomar a vacina tríplice viral quem nunca tomou ou não tenha comprovação de ter completado o esquema vacinal recomendado, seja na infância ou em outro momento da vida. Para essas faixa etária de até 19 anos, são necessárias duas doses da tríplice, com um intervalo de 30 dias entre elas. A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife estima que haja em torno de dez mil pessoas com 5 a 19 anos não vacinadas contra o sarampo.

São consideradas imunizadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da vacina; pessoas de 30 a 49 anos com uma dose e profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral. Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa se preocupar. A vacinação contra o sarampo não precisa de reforço anual.

A Sesau Recife disponibiliza a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, em mais de 150 postos da rede municipal e em outras unidades de saúde abastecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife. As listas das unidades de saúde com sala de vacinação está disponível AQUI. 

Para agilizar o atendimento, a Sesau pede que as pessoas levem a carteira de vacinação e o cartão do SUS, se tiverem. O Programa de Imunização do Recife vai aproveitar a ida das crianças e jovens aos postos para atualizar a caderneta de vacinação, aplicando outras imunizações necessárias.

No Calendário Nacional de Vacinação, a tríplice viral deve ser dada às crianças aos 12 e aos 15 meses. Desde o ano passado, o MS também recomendou a vacinação dos bebês de 6 a 11 meses (dose zero), antes do início do esquema oficial de imunização.

Em 2019, a Secretaria de Saúde do Recife cumpriu a meta de vacinar 95% dos bebês de até 15 meses. No total, o PNI Recife aplicou, em 2019, mais de 160 mil doses da vacina tríplice viral, que fica disponível, para quem precisa, durante todo o ano.

SARAMPO - O sarampo é uma doença infectocontagiosa transmitida através de secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Os sintomas começam a manifestar entre dez e doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias, podendo levar à morte. A vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença. 

A circulação do vírus do sarampo permanece ativa no País, com casos confirmados no Recife desde julho do ano passado. Todas as medidas de controle, como a vacinação (bloqueio e atualização do cartão de vacina) de quem teve contato com os casos suspeitos ou confirmados, são tomadas pela Sesau Recife desde quando os primeiros casos foram notificados. 

Confira aqui os endereços dos postos com sala de vacinação