Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 07.03.17 - 16h59

Recife tem o maior programa de residência em saúde municipal do país

img_alt

O número de vagas saltou de 02 para 192 em três anos. 93 novos residentes foram recebidos na manhã desta terça-feira (7) (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Um total de 93 residentes que está iniciando especialização em saúde pelo Programa de Residência da Secretaria de Saúde do Recife, foi acolhido nesta terça-feira, 07, em uma solenidade realizada no auditório do Banco Central. Na ocasião, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou que Recife promove, atualmente, o maior programa de residência municipal do país, com investimentos que chegam a R$ 7 milhões em pagamento de bolsas, em parceria com os governos federal e estadual.

"Saltamos de 02 vagas em residência, existentes em 2012 para 192, neste ano, e de uma área de atuação para nove”, destacou Jailson Correia. As residências são: Medicina de Família e Comunidade; Psiquiatria; Enfermagem e Atendimento Pré-Hospitalar; Enfermagem Obstétrica; Odontologia e Saúde Coletiva: Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial; Multiprofissional em Vigilância em Saúde; Multiprofissional em Saúde Coletiva e Multiprofissional em Saúde da Família.  “Esse números apontam que o programa de residências municipal está consolidado, trazendo, inclusive, o primeiro de psiquiatria do município”, acrescentou o secretário.

O secretário Estadual de Saúde, Iran Costa, elogiou a iniciativa da Prefeitura ao tomar a decisão de investir nas residências em saúde. “É renovar os quadros, configurando em um dos maiores ganhos para a saúde do município e do Estado”, disse. “É um salto qualitativo para a rede de saúde do Recife”, reforçou o presidente da Comissão Estadual de Residência em Saúde, Eduardo Jorge Lima.

Formada há um ano em enfermagem, Camilla Jordão, 24 anos, que foi selecionada para a residência de Enfermagem Obstétrica, após provas objetivas, de título e análise curricular, salientou a descentralização do Programa. “Teremos uma expertise que me surpreendeu que é a passagem por vários campos de prática da rede municipal, além das maternidades, incluindo o Hospital da Mulher, serviços de emergência, Upinha e por outras unidades da atenção básica. Isso é uma oportunidade importante para o profissional que terá uma visão completa dos sistema de saúde municipal”, comemorou a enfermeira.

A coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Janaína Brandão, ao fazer uma avaliação pelo controle social, saudou os residentes, chamando atenção para um cenário de oportunidades sem distinção de qualquer ordem, mas com o foco na qualificação da saúde prestada à população. Os residentes ainda foram saudados pelos coordenadores do Programa de Residência da Secretaria de Saúde do Recife, Arturo Jordan, da UFPE, Marina Pretibú, do Imip, Carmina dos Santos, da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), Célia Santana, e pelo representante do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Antonio Lopes.