Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 07.04.16 - 13h01

Santo Amaro ganha sede de escola municipal com o triplo do tamanho da unidade antiga

img_alt

Prefeito esteve no bairro para entregar a Escola Municipal Lutadores do Bem, três vezes maior do que a sede anterior. Já são 12 unidades de ensino inauguradas nessa gestão (Foto:Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A população de Santo Amaro ganhou, na manhã desta quinta-feira (7), a nova sede da Escola Municipal Lutadores do Bem, que agora está com um espaço mais amplo, toda climatizada e no novo padrão de acessibilidade que têm sido adotado pela Prefeitura do Recife em seus equipamentos. O prefeito Geraldo Julio realizou a entrega da nova sede, que recebeu um investimento de R$ 2,4 milhões em recursos próprios do município. Essa é a 12ª unidade de ensino, entre escolas e creches-escolas, inaugurada pela gestão. Outras duas serão entregues nos próximos meses e mais oito estão em Obras.

"Essa é uma escola de muita qualidade. Antes as crianças estavam num espaço sem condições adequadas para a aprendizagem, e agora estão podendo contar com um ambiente assim, com biblioteca, com laboratório de ciências, informática, robótica, com área de lazer que eles também não tinham. Toda uma nova estrutura que inaugura um novo padrão, e que oferece um futuro diferente para essas crianças", detalhou o prefeito Geraldo Julio.

Na entrega da nova sede, que fica ao lado da estrutura antiga, a comunidade foi recebida com uma apresentação artística da Banda Paulo Freire, do Núcleo de Atividades Culturais da Secretaria de Educação do Recife, e ainda dos passistas da Escola Municipal Karla Patrícia, de Boa Viagem. Pais, alunos, professores e toda a equipe que vai atuar na escola estavam reunidos para conhecer as novas instalações, que vai oferecer aos alunos uma sala de recursos multifuncionais para atendimento individualizado aos alunos com deficiência, além de mesas interativas para auxiliar no processo de alfabetização.

Osnir de Oliveira Lima já foi estudante da antiga sede e hoje comemorou a nova estrutura onde, atualmente, seu filho está estudando. "Não imaginei que fosse viver para ver isso acontecer. Estudei aqui na década de 80, e nunca tivemos aqui uma qualidade como essa. O prefeito não está entregando só uma escola, mas uma condição de futuro diferente para as crianças que estudam e que vão estudar aqui", afirmou o pintor.

O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, ressaltou que as escolas municipais não estão apenas melhorando estruturalmente, mas sobretudo pedagogicamente. A rede municipal de ensino do Recife obteve, em 2015, seu maior crescimento na série histórica do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe), que avalia os alunos do 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Português e Matemática. "Os dados comprovam que os alunos estão aprendendo mais. Na comparação com 2014, os índices de aprendizagem dos alunos tiveram avanços significativos, em todos as séries avaliadas, gerando os maiores resultados numéricos da rede municipal desde que o Saepe foi implantado, em 2008. Em nenhum outro momento crescemos tanto em todos os níveis", explicou o secretário.

Ainda neste mês de abril, a Prefeitura do Recife também inaugura uma Creche-Escola no Barro. Já em maio, o bairro de Santo Amaro recebe novamente um novo equipamento, desta vez a nova sede da Escola Municipal Santo Amaro. Neste semestre ainda será inaugurada a Creche-Escola Novo Detran, na Iputinga.