NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 07.04.17 - 11h47

Prefeito Geraldo Julio leva experiências do Transforma Recife e Porto Digital ao Vaticano

Agenda do prefeito inclui audiência com o papa Francisco na próxima quarta-feira (12)

 

O prefeito Geraldo Julio e o presidente do Porto Social, Fábio Silva, estarão no Vaticano a partir da próxima segunda-feira (10), com a missão de apresentar à cúpula da Igreja Católica o Porto Social e a plataforma Transforma Recife, que colocaram o Recife na condição de capital brasileira da solidariedade.  A agenda de trabalho inclui audiência com o papa Francisco na quarta-feira (12).

“O Porto Social e o Transforma Recife trabalham com solidariedade, ajuda ao próximo, engajamento das pessoas para um mundo melhor. Muito nos honra a oportunidade de apresentar ao Vaticano essas iniciativas que estamos desenvolvendo aqui mesmo, no Recife. Já viajamos várias cidades do Brasil levando essas ideias e encontramos muita adesão, muito espaço para a solidariedade por onde passamos”, disse o prefeito Geraldo Julio.

Completando dois anos em abril deste ano, o projeto da Prefeitura do Recife, Transforma Recife, conta hoje com 80 mil voluntários cadastrados, 420 Organizações Sociais cadastradas e soma mais de 665 mil horas de trabalho voluntário. O Transforma Recife trabalha com dois principais eixos, o tecnológico, que é uma plataforma onde todas as organizações da cidade podem se cadastrar e oferecer vagas de trabalho voluntário em um único local; e o eixo de conexões humanas, pois aproxima milhares de pessoas em volta de uma causa comum, que é ajudar o próximo e  pode ser replicado para qualquer cidade brasileira – Petrópolis (RJ) e Campinas (SP) já lançaram iniciativas inspiradas no modelo recifense.

Os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal. Já as entidades se inscrevem informando as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor suas ações. Em seguida, é feito o cruzamento dos dados para que os voluntários e instituições sejam aproximados. A ideia é juntar no ambiente digital, de forma rápida e prática, quem quer ajudar e a entidade que precisa de apoio, transformando a plataforma numa rede solidária.

Além da plataforma digital Transforma Recife, a Prefeitura do Recife mantém uma sala física do projeto. O local fica disponível como ponto de informação para os usuários, além de servir de apoio para capacitação, reuniões com representantes das ONGs e consultoria para planejamento e melhoria das organizações.

Já o Porto Social é uma incubadora de projetos sociais. Ele funciona no apoio a ideias de empreendedores e projetos de negócios que tenham na sua motivação o desenvolvimento social.  O projeto reuniu o apoio de empresários e do poder público para que 47 projetos sociais recebessem mentorias e capacitação para ampliar suas áreas de atuação e transformação comunitária. Lançado em maio do ano passado, até agora, o projeto já realizou 896 mentorias através de 108 mentores atuantes; acumula 1.674 horas do chamado "um a um", que são as capacitações e orientações individuais para cada projeto incubado; e ainda, 109 cursos já ministrados.