Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 07.04.17 - 18h56

Prefeitura do Recife inaugura primeiro parque totalmente acessível da cidade

Parque Anna Laura para Todos será inaugurado neste sábado (8), às 15h, no Parque Santana

 

Em mais uma ação de inclusão social e atenção à pessoa com deficiência, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) vai inaugurar, no próximo sábado (8), às 15h, o primeiro parque infantil totalmente acessível da cidade. O equipamento está localizado dentro do Parque Santana, no bairro de Casa Forte. A iniciativa é uma parceria com o projeto do Anna Laura Parque Para Todos, que doa equipamentos acessíveis em todo o Brasil e difunde um novo conceito de acessibilidade social.

O parque possui sete brinquedos compostos por recursos lúdicos e feitos em materiais ecologicamente corretos. Os equipamentos tem o objetivo de propiciar para crianças com e sem deficiência, a troca de experiências e a oportunidade de brincar de forma segura. Por causa de suas formas e funcionalidades, o local também ajuda a ampliar experiências motoras, cognitivas e sensoriais.

Entre os brinquedos que compõe o local estão o Espelho Caleidoscópio, as Flores Falantes, o Girassol Oscilante, o Trepa-Trepa, um balanço com cadeira especial, um escorregador adaptado para a criança que usa cadeira de rodas e a CoBrinha, equipamento símbolo do projeto, desenvolvido pela artista Sara Rosenberg. A ideia do objeto é proporcionar o acesso à arte interativa e inspirar o desenvolvimento criativo da criança.

Participam do evento a secretária da Seturel, Ana Paula Vilaça, os coordenadores do projeto e doadores do parque, Rodolfo Fischer e Cláudia Fischer, além da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e organizações não governamentais.

O projeto - O Anna Laura Parques Para Todos (ALPAPATO) foi criado por Rodolfo Fischer e Cláudia Fischer, em homenagem a sua filha, Anna Laura Petlik Fischer, que faleceu em 2012. A meta do projeto é criar quatro parques acessíveis todos os anos, em várias cidades do país. O primeiro foi inaugurado na AACD da Mooca, São Paulo, em 2014. O ALPAPATO disponibiliza espaços estruturados que proporcionam alegria, integração, motivação, além de promover inclusão para as crianças com deficiência.