NOTÍCIAS

Cultura | 07.05.11 - 15h49

Defesa Civil do Recife realizou 18 vistorias neste sábado

Durante este sábado (7), a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) realizou 18 vistorias em algumas áreas da Cidade, entre as 07h e às 17h. Ao longo do dia, equipes do órgão estiveram no Córrego Pedro da Cocada e Córrego do Joaquim (ambos em Nova Descoberta), Várzea, UR-10, Alto Santa Terezinha e Costa Porto (Ibura). Também foram colocados 2.800 m² de lonas plásticas em oito pontos dessas localidades. A Codecir também fez o encaminhamento de uma família para abrigo. Neste mesmo período, o órgão recebeu 14 solicitações de vistorias técnicas e sete pedidos para colocação de lonas plásticas. Foi identificado um deslizamento, que não atingiu imóveis nem deixou vítimas.

A Codecir está com suas equipes de plantão reforçadas e em alerta para qualquer ocorrência. No caso de chuvas mais fortes, agentes do órgão estarão de sobreaviso para os chamados que, porventura, venham a surgir. Um total de 18 profissionais estarão à disposição durante toda a madrugada. Quem necessitar pode solicitar atendimento pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro, além de ações educativas porta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.

Chuvas - Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir deste sábado (7) até a próxima segunda-feira (9), no Recife, haverá tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuvas ao longo do dia.

Investimentos - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento.

CTTU
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou, neste sábado (07), da 00h até as 17h, 60 ocorrências de semáforos com algum tipo de falha, seja por falta ou variação na tensão da energia elétrica, modificação no sincronismo ou queima de lâmpadas. Desse total, 40 já haviam sido solucionadas até o presente horário. Seis equipes de manutenção estiveram trabalhando durante todo o dia no conserto dos equipamentos. A central de rádio da Companhia atendeu a uma demanda de 22 acidentes de trânsito. Entre as ocorrências, um atropelamento de pedestre na Rua Fernandes Vieira, na Boa Vista, por volta das 16h. Pela central de teleatendimento da Companhia – 0800 081 1078 – foram comunicadas mais de 90 demandas sobre colisões de veículos e pedidos de fiscalização em geral.

Assistência Social - A Prefeitura do Recife instalou seis alojamentos para acolher os desabrigados das chuvas que moram nas áreas ribeirinhas (próximo às margens do Rio Capibaribe) da cidade. Os espaços estão funcionando na Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga; com 290 alojados – 82 famílias), Creche Casinha Azul (Iputinga; com 85 alojados – 28 famílias), Escola Municipal Maciel Pinheiro (Torre; 290 alojados – 101 famílias), Escola Nilo Pereira (Monteiro; 118 alojados – 31 famílias), Escola Municipal Célia Arraes (Areias; 41 alojados – 7 famílias) e a Arquidiocese da Várzea (Várzea; 230 alojados – 46 famílias).

Além desses, há outros dois abrigos da PCR que estão abrigando pessoas retiradas de áreas de risco (morros) e que aguardam auxílio moradia. São eles: Imbiribeira (9 abrigados -1 família) e Avenida Norte (51 abrigados – 7 famílias).