NOTÍCIAS

| 07.05.12 - 17h21

Saúde do Recife disponibiliza mais postos de vacinação contra a gripe

Por Larissa Correia

Como forma de expandir para além das unidades de saúde os pontos de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Saúde do Recife disponibilizará postos volantes em diversos espaços de grande circulação de pessoas na capital pernambucana. Desta terça-feira (08) até a próxima quinta-feira (10), a população poderá receber imunização também nas instalações armadas na Estação Central do Metrô (São José), nos shoppings Boa Vista e Tacaruna, na Agência Central dos Correios (Santo Antônio), no Mercado de São José e na sede da Fundação Altino Ventura (Boa Vista). Nesses locais, as doses estarão disponíveis entre 9h e 16h, sem intervalo para almoço.

A vacinação contra a gripe é indicada para idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis e 24 meses, gestantes e profissionais de categorias específicas da saúde. No Recife, o público alvo é formado por aproximadamente 249,5 mil indivíduos. A meta do Governo Federal é contemplar pelo menos 80% desse universo, o equivalente a cerca de 200 mil pessoas. De segunda a sexta, as doses estão disponíveis nos estabelecimentos da rede municipal.

Somente no lançamento oficial da campanha, no último sábado (05), aproximadamente 11% das pessoas buscaram os 250 postos em funcionamento por toda a Cidade. “A procura da população às unidades disponibilizadas pela Prefeitura do Recife ocorreu dentro do esperado. A campanha segue até o próximo dia 25 e acreditamos que, como ocorre historicamente, atingiremos a nossa meta. É importante que o público não deixe de receber a imunização, que é a forma mais eficiente de evitar óbitos e complicações decorrentes da gripe”, comentou o secretário Humberto Antunes.

A vacina fornecida este ano protege contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, incluindo o da Gripe A (H1N1). Ela não deverá ser aplicada em pessoas com gripe e febre, alérgicas à proteína do ovo ou que tenham apresentado alguma reação grave à vacina.

Crianças que foram imunizadas no ano passado devem receber apenas uma dose agora, já que a composição do produto é a mesma do distribuído em 2011. As que serão imunizadas pela primeira vez contra a doença em 2012 tomarão duas doses. A segunda deverá ser administrada com intervalo de 30 dias entre as aplicações.

ASSUNTOS: