NOTÍCIAS

Cultura | 07.05.14 - 15h01

​Filmes do 30 Segundos Contra o Crack serão exibidos no cinema

Através de parceria com a rede UCI, campanha de prevenção ao uso da droga terá alcance ampliado.

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Segurança Urbana, fechou uma parceria com a rede de cinemas UCI para ampliar o alcance da campanha 30 Segundos Contra o Crack. Até o final de maio, os filmes produzidos por cineastas pernambucanos com mensagens de prevenção ao uso da droga serão exibidos em nove salas do Recife. Além dos cinemas, os vídeos serão veiculados gratuitamente em todas as emissoras de TV de Pernambuco.

As produções serão exibidas antes dos filmes em quatro salas do Shopping Recife, três do Shopping Tacaruna e duas do Shopping Plaza. Para o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, parcerias como essa colaboram para que a mensagem de prevenção e combate às drogas atinja diversas camadas da população. “É muito importante essa união do poder público com a sociedade civil e a iniciativa privada em prol de uma causa que é um problema de todos, como é a questão das drogas, principalmente o crack”, afirmou.

A campanha 30 Segundos Contra o Crack foi lançada na última segunda-feira (5), no Cinema São Luiz, e integra o Pacto Pela Vida do Recife e o Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack e outras Drogas. Os cineastas Antônio Carrilho, Camilo Cavalcante, Kátia Mesel, Kleber Mendonça Filho, Marcelo Lordello, Marcelo Pedroso, Neco Tabosa e Tuca Siqueira foram os responsáveis pela concepção dos nove filmes.

Além do material audiovisual, foi produzido um site para reforçar a campanha (www.30scontraocrack.com.br), que contém seções informativas de como ajudar o usuário junto aos endereços e telefones dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Programa Atitude Estadual, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas). O projeto contou com a parceria da ONG holandesa Fundação Van Leer, voltada para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, e com o Centro Josué de Castro.