Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Cultura | 07.05.14 - 10h10

Prefeitura apresenta projetos de Turismo e Lazer ao Ministro do Turismo

Ações de base comunitária e projeto de sensibilização turística foram destaques na visita do ministro Vinicius Lages

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, recebeu, nesta terça-feira (6), representantes do Governo Federal. O ministro do Turismo, Vinicius Lages, chegou ao Recife para conhecer de perto projetos desenvolvidos para fomentar o setor do turismo na cidade. Ações de base comunitária, como o desenvolvimento social, econômico e cultural de comunidades e também o projeto de sensibilização turística foram alguns destaques da agenda.

A comitiva seguiu para o bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, um dos locais em que é realizado o projeto de Turismo de Base Comunitária da cidade. A Bomba do Hemetério recebe apoio da Prefeitura para realização mensal de feiras de artesanato, exposições culturais e também manifestações artísticas, conhecida como Bombarte. Estas ações favorecem o desenvolvimento da comunidade e garantem mais atrativos turísticos para a população. "A Prefeitura trabalha para garantir mais oportunidade para as pessoas e também na promoção de mais opções de lazer e de cultura. É importante trabalhar com a cadeia produtiva do turismo e aperfeiçoar o setor", destacou o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões.

O secretário Camilo Simões ainda mostrou ao ministro Lages como é o funcionamento e a execução do projeto de Sensibilização Turística realizado pela PCR. O Olha! Recife funciona desde o ano passado, mas foi incrementado em 2014, ganhando novos segmentos. Agora, o passeio que era apenas de ônibus também pode acontecer de catamarã, bicicleta ou a pé. Os interessados podem se inscrever de forma gratuita pelo site www.olharecife.com.br.

O ministro Vinicius Lages também aproveitou a vinda ao Recife para parabenizar os concluintes do curso de Agentes de Informações Turísticas. A capacitação aconteceu via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado em parceria com a Prefeitura do Recife. Foram quase 150 concluintes somente nesta categoria.

A solenidade aconteceu no SEST/SENAT da Avenida Beberibe, um dos parceiros do programa. Desde o ano passado, a Secretaria de Turismo e Lazer vem inscrevendo interessados nas capacitações com o foco na Copa. Até agora, 4.592 pessoas se matricularam em cursos no Recife, das quais 2.039 já estão formadas. "Para nós, é muito bom ver jovens - e também os não tão jovens - investindo em capacitação, buscando melhores oportunidades de trabalho. Pernambuco é um dos melhores destinos do País e a Copa será uma grande oportunidade para a cidade", afirmou o ministro.

Também entrou na agenda uma vistoria às placas de sinalização turística. O secretário Camilo Simões e o ministro Vinicius Lages acompanharam a colocação de um novo equipamento no Recife Antigo – um mapa geral do Marco Zero.