Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 07.05.18 - 15h44

Moradia digna garantida para mais 69 famílias do Recife

img_alt

Prefeito Geraldo Julio entregou, na manhã desta segunda-feira (7), o Conjunto habitacional Irmã Terezinha, na Campina do Barreto, em um investimento de R$ 4,5 milhões. Entrega representa a marca de 1718 unidades habitacionais entregues desde 2013 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

As chaves da casa própria tornaram-se realidade para 69 famílias da Campina do Barreto, Zona Norte da cidade. Na manhã desta segunda-feira (7), o prefeito Geraldo Julio entregou uma a uma as casas duplex para os novos proprietários. Localizado na Rua Capitão Brás, o Conjunto Habitacional Irmã Terezinha faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento Beberibe I e teve investimento de R$ 4,5 milhões. O Programa é executado pela Secretaria de Saneamento do Recife e tem o objetivo de fazer o saneamento integrado da bacia do Rio Beberibe.

O prefeito ressaltou que durante a gestão cerca de 10 mil pessoas já realizaram o sonho da casa própria. "É um sonho com muito trabalho, porque este tempo que o Brasil está vivendo é muito desafiador e você conseguir fazer novas habitações nesta época não é coisa simples. Por isso, a gente está aqui comemorando com as famílias", destacou o prefeito.

A cuidadora de idosos Fabíola Isabel dos Santos, 23 anos, é uma das novas moradoras e conta que a vida antes era com muita dificuldade, porque ela morava na beira do rio. Apesar de ser de alvenaria, a habitação era bastante precária e insegura. "É um sonho saber que agora você tem um canto seu. Mora num lugar organizado e bonito. A nossa casa é a nossa vida", afirmou. O sentimento é compartilhado por Mariluce Cristina, 38 anos, a primeira moradora a receber as chaves do habitacional. "Estou feliz por receber minha casa hoje. É uma vitória conquistada", disse ela.

De acordo com o secretário de Saneamento, André Correia, o objetivo da gestão é ir além da entrega das casas e garantir moradia estruturada e de qualidade para os cidadãos que viviam em áreas de risco. "Você vai dando dignidade novamente a essas pessoas. São casas com alto padrão de qualidade, com bom acabamento, na cerâmica", afirmou.

As residências entregues são no modelo duplex e tem 47 metros quadrados de área. Os imóveis têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Na área coletiva, o habitacional tem área de convívio, rede de esgoto, abastecimento de água e iluminação pública.

Este é o 17º conjunto habitacional entregue pela gestão desde 2013. São 1.718 unidades, entre casas e apartamentos. Paralelo à entrega, outros nove residenciais estão em fase de execução e somam 1.475 novas unidades habitacionais.
Além da construção das casas, há todo um trabalho social desenvolvido pela Prefeitura após a entrega das chaves.

Equipes de assistência social fazem reuniões para debater questões ligadas à convivência em condomínio, uso correto do sistema de esgoto e sustentabilidade. O foco é estimular a sensação de pertencimento aos moradores.