NOTÍCIAS

Cultura | 07.06.11 - 18h39

Alunos da Rede Municipal participam de atividades da Semana do Meio Ambiente

Evento aconteceu na Escola Municipal Pastor José Munguba Sobrinho, no Jordão

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB) promoveu, na manhã desta terça-feira (07), palestra com o tema “Arborização” e apresentação da peça teatral “Gotinha Preciosa”. As atividades foram realizadas na Escola Municipal Pastor José Munguba Sobrinho, no Jordão, com estudantes de cinco a 13 anos de idade.

Durante o encontro, os alunos aprenderam sobre a necessidade do plantio e dos benefícios de ter a Cidade arborizada, além disso, puderam acompanhar o plantio de uma muda de pau-brasil na escola. Também foi divulgado o Concurso de Desenho e Redação, que busca, por meio da expressão artística, avaliar o que os estudantes aprenderam sobre o assunto. Os alunos terão até a próxima terça-feira (14) para escrever ou desenhar sobre o Meio Ambiente e a produção será exposta na unidade escolar.

Segundo a gestora da escola, Rosinalva Monteiro, as palestras envolvendo temas ligados ao Meio Ambiente já fazem parte das ações da escola. “Desde 2010, a parceria com a SEMAM e a CEHAB traz para os estudantes palestras e encontros que tratam da questão do lixo. A maioria deles mora perto do canal do Jordão e nós procuramos sensibilizá-los sobre a importância de não jogar lixo no canal. Também mantemos esse diálogo com os pais dos alunos”, enfatiza a gestora. O resultado do trabalho é percebido na postura dos estudantes no dia a dia. “Conseguimos perceber a mudança de hábito dos alunos dentro da escola. Eles utilizam os coletores seletivos para colocar o lixo durante o intervalo. As atividades da Semana do Meio Ambiente vieram para ratificar o trabalho já desenvolvido”, declarou Rosinalva.

A educadora ambiental do Programa Canal do Jornal responsável pelas ações, Érika Abreu, destacou que realiza várias atividades com a escola, a família e a comunidade para fortalecer as práticas a favor do Meio Ambiente e da melhoria da qualidade de vida da população. “Nosso objetivo é promover e envolver a população em ações de acompanhamento e apoio à educação sanitária e ambiental, visando mudança e adequação de postura frente ao novo espaço construído”, pontuou a coordenadora.