NOTÍCIAS

| 07.06.11 - 11h50

Profissionais de Saúde do Recife recebem capacitação sobre tabagismo

Dentre os assuntos abordados estavam a Anamnese e sessão de tratamento para fumantes

Por Tádzio Estevam

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e também alguns vinculados à Secretaria Estadual deram início, nesta terça-feira (07), a uma capacitação sobre tabagismo, oferecida pela Coordenação de Tabagismo da Prefeitura do Recife para 50 técnicos da Atenção Básica, Centros de Assistência Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS ad), do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape) e do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). O evento aconteceu no auditório Capiba, 15º andar do edifício-sede da Administração Municipal.

A capacitação contou com um público que trabalha direta ou indiretamente com fumantes e ex-fumantes e foi dada pela coordenadora do programa municipal de combate ao tabagismo, Soraya Cavalcanti. “Nesta primeira etapa, os participantes tiveram informações sobre anamnese focada para o fumante, ou seja, uma entrevista que é realizada pelos profissionais assim que o fumante entra no serviço para se tratar”, disse a coordenadora.

Além da anamnese, outro ponto discutido foi a primeira sessão do tratamento para quem quer parar de fumar. “O Ministério da Saúde preconiza 18 sessões distribuídas num período que varia entre seis meses a um ano”, complementou Soraya.

Este foi o primeiro de mais três encontros que acontecerão ainda este mês envolvendo a mesma temática. No próximo dia 13, a técnica Jhoanize Brito abordará a segunda e terceira sessão do tratamento. No dia 15, o médico psiquiatra e também integrante da equipe, Marcus Túlio, dará uma aula sobre comorbidades, processo no qual o fumante apresenta outras doenças associadas como depressão. A programação encerra no dia 17 com a técnica Jhoanize Brito que voltará para falar sobre o final do tratamento e concluir as atividades.

Sem Fumar - No último dia 31 de maio, foi comemorado o Dia Mundial Sem Fumar. Para lembrar a data, a Secretaria de Saúde do Recife realizou várias atividades na Cidade envolvendo profissionais de todas as unidades de saúde do Município como Centros de Assistência Psicossocial, Postos de Saúde da Família, Hospitais conveniados e Centros Médicos Especializados. As atividades compreenderam palestras, panfletagens, exibição de vídeos e sensibilização, e acontecerão durante todo o mês de junho.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o cigarro é responsável pela morte de 200 mil pessoas por ano só no Brasil. Em todo o mundo, o fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer de pulmão.