NOTÍCIAS

| 07.06.11 - 18h19

Secretário Gustavo Couto debate rede de urgência e emergência em fórum estadual

Evento também destacou a experiência do Samu Recife

Por Larissa Correia

O sistema de urgência de Pernambuco está em discussão ao longo desta terça-feira (07) durante fórum promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco – Cremepe, em parceria com o Governo do Estado. Pela manhã, o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto, participou da solenidade de abertura do encontro, no Bongi. Além da Prefeitura do Recife, ele representou os colegiados nacional e estadual das secretarias municipais de Saúde (Conasems e Cosems-PE).

O tema do fórum é bastante atual e tem sido debatido no Brasil inteiro. Um dos nossos desafios é a instituição de redes metropolitanas e regionais de urgência e emergência, bem como a constituição de complexos regulatórios e a ordenação da rede a partir da atenção primária à saúde. Essas questões fazem parte da pauta fundamental da agenda do SUS”, ressaltou Gustavo Couto.

O secretário destacou outros pontos que dão uma ideia da complexidade do assunto em Pernambuco. “Precisamos buscar a pactuação de um comitê estadual que ordene melhor o perfil dos serviços e a relação das policlínicas com pronto-atendimento, o suporte de leitos e as grandes unidades de urgência. As emergências são um dos elementos mais intrincados de serem trabalhados no momento atual que vivemos em Pernambuco, envolvendo aspectos como as condições de agudização das doenças crônicas e dificuldades na pediatria e obstetrícia. Há ainda as ocorrências de trauma e o grande volume de acidentes de moto”, apontou.

Coordenador do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes foi um dos palestrantes na primeira parte do evento. Na sua fala, ele apresentou os desafios do Samu 192 nos 18 municípios regulados, incluindo a capital pernambucana. “Nos últimos dois anos e meio, o Samu Recife teve a maior expansão da sua frota desde a sua criação, em 2002. De 15, passamos a 22 viaturas, além de um carro de apoio rápido e três motolâncias. No caso do serviço metropolitano, passou-se de 49 para 74 veículos. Também ampliamos a regulação para Araçoiaba e Fernando de Noronha”, detalhou.

Gomes falou ainda sobre os modos de gestão do serviço e a interlocução com outros órgãos. Outro destaque foi dado às melhorias implantadas na capital pernambucana. “Descentralizamos as bases do Samu, diminuindo o tempo-resposta às solicitações de atendimento de urgência. Nossa média global varia de 15 a 20 minutos, que é bastante interessante”, enfatizou o coordenador.

Até as 18h, o evento discutirá assuntos como regulação médica e seus desafios, organização da assistência nas unidades de atendimento às urgências, transporte de pacientes críticos, sistema de urgência em Pernambuco e atendimento pré-hospitalar móvel. Outros temas da programação são atenção primária e conceito do sistema de urgência, organização da assistência por linhas de atenção, a experiência da porta de entrada referenciada e aspectos éticos relacionados à atividade médica no atendimento de urgências.

ASSUNTOS: