NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 07.06.17 - 16h38

PCR e UNICAP realizam reunião pública sobre as diretrizes urbanísticas do Plano Centro Cidadão

A reunião faz parte do cronograma de atividades do Conselho da Cidade do Recife, é aberta ao público e será realizada na UNICAP

 

Nesta quinta-feira (08), a Prefeitura do Recife e a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) realizam reunião pública para apresentação das diretrizes urbanísticas do Plano Centro Cidadão. A reunião faz parte do cronograma do Conselho da Cidade, que é coordenado pela Secretaria de Planejamento Urbano. O encontro será na UNICAP, das 9h às 12h. Aberta ao público, a plenária tratará dos detalhes sobre a construção do Plano que vem sendo desenvolvido a partir de uma cooperação técnica entre a Prefeitura, sob a supervisão do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), e a UNICAP. O documento visa gerar estudos de referência para o planejamento urbano, buscando soluções para os problemas do Centro Expandido Continental do Recife.

A área do Plano, que será finalizado neste segundo semestre, inclui os bairros da Boa Vista, Coelhos, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Amaro e Soledade. Um dos principais pontos abordados pelo Centro Cidadão é a visão integrada do planejamento entre os espaços públicos e privados promovendo, assim, melhoria da qualidade urbana tomando por prioridade a relação das pessoas com a cidade. Integração Urbana e qualidade de vida nortearam as proposições que constam nas diretrizes que serão apresentadas.

“O resultado dessa cooperação técnica será um documento com diretrizes que auxiliarão no planejamento urbano da nossa cidade. Acreditamos que essa ferramenta nos dará as condições técnicas para integrar as pessoas e os espaços dentro desse território, tomando a história como fonte importante do crescimento do Recife. A partir dessas diretrizes, vamos considerar os elementos já existentes e planejar um ambiente que nos garanta uma cidade melhor de se viver”, explica Antônio Alexandre, secretário de Planejamento Urbano.

O Plano Centro Cidadão deverá ser concluído até o final de agosto. Até então foram realizadas as seguintes etapas: estudos integrados, diagnósticos e diretrizes preliminares. A reunião pública é uma das etapas que envolvem a participação popular na construção do documento.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL - A participação da sociedade na construção desse processo foi fundamental para compreender o sentimento e os desafios a serem vencidos a partir da percepção das pessoas que vivem e transitam pelos bairros que fazem parte do território estudado. Para isso, foram realizadas duas Oficinas Colaborativas Cidadãs, além da abertura de diversos debates junto aos setores específicos da sociedade e Oficinas Técnicas que reuniram pesquisadores e técnicos da Prefeitura do Recife. “A colaboração da sociedade ajudou a aprimorar o objetivo do Plano que se traduz no desejo coletivo”, explica a professora e coordenadora do estudo pela UNICAP, Andréa Câmara.

O Centro Cidadão apontou como uma de suas diretrizes o estímulo à densidade populacional, devendo as novas construções ter as tipologias orientadas, com altura proporcional ao entrono oferecendo espaços abertos mais seguros e convidativos.

Dentre os importantes resultados do processo colaborativo destaca-se a identificação dos anseios, expectativas e visões dos diversos atores da sociedade, revelados no chamado “desejo coletivo”, que passou a representar o objetivo geral das diretrizes do Plano Centro Cidadão. Foram levados em conta no Plano os aspectos socieconômicos (a partir da produtividade e valor do solo), patrimônio cultural, uso e ocupação do solo, espaços públicos e mobilidade a partir de uma visão integrada do território.