Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 07.06.18 - 19h45

Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira tem programação especial neste de fim de semana

img_alt

Prefeitura do Recife promoverá uma série de atividades gratuitas para o público adulto e infantil, dentro das comemorações do Junho Verde (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

O Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, e o Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, são palco de uma programação especial neste fim de semana, dentro das comemorações do Junho Verde. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), promove uma série de oficinas para adultos e crianças, trilhas pela mata, medição, apresentação musical e de teatro, atividades lúdicas e muito mais, nos equipamentos de educação ambiental da cidade. Todas as atividades são gratuitas e não é necessário inscrição prévia.

No sábado (09), a novidade são seis oficinas especiais que vão acontecer no Econúcleo Jaqueira, a partir das 9h. A primeira é “Flores Comestíveis: do cultivo à degustação”, ministrada pela agrônoma Simone Miranda. Ela vai ensinar como identificar e preparar receitas com flores, além de mostrar a forma de cultivar espécies, como Trevo, Beldroega, Hibisco, Papolas, entre outras. Em seguida, é a vez da “Culinária Sustentável”, em que os instrutores mostram ao público formas de usar na alimentação partes de frutas e verduras que convencionalmente são descartadas. Outro destaque é a oficina de Terrários (minijardins em espaços pequenos), que conta com apoio da Outlet das Flores.

À tarde, as atividades contemplam as crianças, com oficinas de adubo orgânico, plantas medicinais e trilha ambiental. Também acontece uma prática de expressão corporal. Adultos e crianças podem participar da vivência que visa estimular, sensibilizar e trabalhar a percepção com o meio ambiente, através de movimentos corporais. O final do dia é marcado por uma apresentação da Orquestra Infantil do Instituto Passo de Anjo do Maestro Spok. A turma vai misturar música, arte e dança, a partir de ritmos pernambucanos como cavalo marinho, ciranda e frevo.

Já no domingo (10), a pedida é visitar o Jardim Botânico e aproveitar a programação do Junho Verde, que começa cedo, às 9h, com uma sessão de meditação. Depois é curtir o espaço, embarcando em um dos passeios especiais promovidas pela SDSMA. Ao longo do dia, haverá as trilhas temáticas do Sagui (infantil), Comadre Flozinha e Cega, as duas últimas próprias para adultos e crianças. Também vale conferir a oficina de “Intervenção sustentável em espaço urbano”, que visa criar, na prática, um espaço de leitura com paletes e materiais recicláveis.

A garotada também tem diversão garantida no JBR com a esquete teatral “A máquina do tempo”, que fala sobre a importância da preservação da natureza. Já quem quiser relaxar, a dica é colocar a mão na terra participando de uma oficina de mudas ou simplesmente fazer um passeio pelos sete jardins temáticos do equipamento. Para participar das atividades, basta chegar um pouco antes do início da programação. Mas, se for fazer trilha, é necessário estar de sapato fechado. O Jardim Botânico funciona das 9h às 15h30, e fica na BR-232, km 7,5, Curado.

 

Confira a programação completa:

 

Sábado (09)

 

Econúcleo Jaqueira

 

09h – Oficina Flores comestíveis: do cultivo à degustação

09h - Oficina de Horta Orgânica e mudas com bombinhas

10h -  Oficina de Culinária Sustentável

11h -  Oficina de Terrário

14h -  Oficina de adubo orgânico

14h - Oficina de HQ para adultos

15h - Trilha ambiental com oficina de plantas medicinais

16h - Apresentação da Orquestra Infantil do Instituto Passo de Anjo do Maestro Spok

 

Jardim Botânico

 

09h - Expressão corporal “sentindo o verde”

10h - Passeio monitorado pelo Jardim de Plantas Medicinais

11h - Sarau Ambiental

14h - Cantando a natureza

15h - Oficina de mudas

 

Domingo (10)

 

Econúcleo Jaqueira

 

09h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h - Apresentação do espaço sustentável com fantoches

11h - Oficina de Terrário

14h - Trilha ambiental Borboletando

14h - Oficina de horta orgânica

 

Jardim Botânico

 

09h Meditação Sahaja Yoga

09h30 – Trilha do Sagui (infantil)

10h - Oficina de intervenção sustentável em espaço urbano.

10h30 - Trilha Cega

11h30 - Esquete teatral com a Turma Mangue e Tal

13h30 – Trilha Comadre Florzinha

14h - Oficina de mudas

14h30 - Trilha do Sagui (infantil)