NOTÍCIAS

Infraestrutura | 07.07.16 - 16h19

Prefeitura do Recife realiza mutirão de limpeza nas margens do Rio Capibaribe

A ação percorrerá dez bairros e contará com suporte de 80 homens. Ecobarco dará suporte na remoção de resíduos flutuantes

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), dará início, a partir desta sexta-feira (8/7), a um mutirão para remover o lixo acumulado nas margens do Rio Capibaribe. O trabalho começa a partir das 09h e abrangerá os bairros da Ilha do Retiro, Derby, Graças, Torre, Jaqueira, Casa Forte, Caiara, Detran, Poço da Panela e Apipucos. O serviço deve continuar até sábado (09/07). 

Esta ação vai mobilizar o trabalho de 80 funcionários da Emlurb, que farão as operações de capinação, limpeza e remoção manual dos resíduos sólidos depositados ao longo das margens do Rio. O Ecobarco será responsável pela retirada dos resíduos flutuantes encontrados no decorrer do percurso. Além da embarcação, as equipes terão suporte de um caminhão compactador, um caminhão caçamba e mais quatro caçambas estacionárias, onde serão depositados os resíduos de grande porte. Os serviços terão um custo de R$ 33 mil e a estimativa de recolhimento é de 35 toneladas.

A cada 30 dias, a Emlurb realiza a limpeza nos manguezais que margeiam o rio Capibaribe. As intervenções acontecem ao longo da Rua da Aurora, no trecho compreendido entre a Rua da Imperatriz e a Avenida Norte, beneficiando também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura, na área que fica em frente ao Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo, Cais José Estelita, Cabanga e nos bairros da Jaqueira e Poço da Panela. Há, ainda, a limpeza dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe, que é realizada pelo Ecobarco. O equipamento atua em todos os trechos navegáveis do rio, dentro do município, incluindo as ilhas do Centro do Recife, a Zona Norte até a BR 101, e na bacia do Pina e seus afluentes. Cobrindo um trecho de aproximadamente 35 quilômetros. 

As iniciativas contribuem com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais constantemente jogados pela população, como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A maioria do lixo removido é de garrafas plásticas, mas, em algumas ocasiões, também são encontrados colchões, móveis, sapatos e peças de aparelhos eletrônicos (como TV e computador). 

Ecoestações Desde 2013, a Prefeitura do Recife iniciou a instalação das Ecoestações, que são equipamentos aptos a receberem metralhas, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos e resíduos de podas, contribuindo para a destinação correta do lixo. As Ecoestações já receberam aproximadamente 20 mil toneladas de materiais que poderiam estar espalhados nas vias públicas ou nos canais e rios da cidade. Ao todo, foram instalados oito equipamentos na cidade e eles estão localizados no Ibura, Imbiribeira, Campo Grande, Totó, Cohab, Torrões, Torre e Arruda. A população pode entregar uma quantidade de resíduos e entulho calculada em até um metro cúbico por dia de segunda a sábado, das 8h às 16h. Não são permitidos descartes de lixo hospitalar, industrial e eletrônico. Mais informações sobre os equipamentos podem ser acessadas no ecorecife.org.