Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 07.07.16 - 18h57

Prefeitura marca presença na 17ª edição da Fenearte

img_alt

O prefeito Geraldo Julio prestigiou a abertura do evento que aconteceu nesta quinta (7),e segue até dia 17 com estandes da gestão municipal (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Um evento que coloca em destaque a riqueza cultural e a produção artística do Estado. É assim que é considerada a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que chega a sua 17ª edição neste ano de 2016. No evento, a Prefeitura do Recife está presente, através das Secretarias de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Turismo e Lazer, e da Mulher. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira-dama Cristina Mello, prestigiou a abertura do evento que aconteceu na tarde desta quinta-feira (7), no Centro de Convenções de Pernambuco. A feira, que tem como objetivo fortalecer o artesanato e comércio local, segue até o dia 17 neste mês.

"A Fenearte já é uma iniciativa vitoriosa de Pernambuco, reunindo artesãos do Brasil inteiro e de fora e muitos de Pernambuco, e a prefeitura também participa com dois estandes e um CAT (Centro de Atendimento ao Turista) Móvel. Estamos muito felizes por ver mais um ano de sucesso deste evento, este é um ano muito importante para os artesãos, já que o país passa por uma dificuldade na economia e aqui eles terão a chance de comercializar e mostrar seus trabalhos, vendendo o que para muitos significa a renda do ano todo. Esperamos que o turista, os moradores da cidade e do estado, aproveitem e desfrutem do que está sendo exposto aqui.", destacou o prefeito Geraldo Julio.

Na feira, 12 artesãos vinculados ao Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) e dez empreendimentos de economia solidária ligados ao Fórum da Economia Popular Solidária do Recife, expõem suas peças. Bolsas, bijuterias, roupas, carteiras, telas, artigos em tecido e em crochê são alguns dos produtos que foram expostos pelos artesãos do Prodarte, que passaram por uma curadoria formada por um representante do Sebrae Pernambuco, da Secretaria da Mulher do Recife e da Associação de Artesãos de Pernambuco (Associape) para poder participar do evento.

Para atender melhor os turistas e visitantes de outros municípios, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife estacionou seu Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel na frente do pavilhão do Centro de Convenções. Durante todo o período de feira, o CAT Móvel irá disponibilizar informações turísticas e materiais de divulgação sobre a capital pernambucana, com atendentes bilíngues, e ainda folheteria sobre as rotas turísticas do artesanato e da cachaça, com destino ao interior do Estado.

Outro serviço que merece destaque é o da Secretaria da Mulher do Recife, que reúne 12 artesãs da Rede de Mulheres Tecendo Economia Popular e Solidária. As mulheres juntaram mais de 80 peças, selecionadas por uma comissão formada por um representante do Sebrae, Secretarias da Mulher do Recife e de Pernambuco e do Centro de Artesanato de Pernambuco, para realizarem uma exposição durante a feira.