Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Educação | 07.08.17 - 18h27

Prefeito Geraldo Julio: “Esses jovens estão construindo um grande futuro”

img_alt

O prefeito Geraldo Julio recebeu, na tarde desta segunda (7), o time de robótica da rede municipal, que se consagrou como o melhor das América e um dos oito melhores do mundo na última Robocup (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Recife foi mais uma vez destaque mundial em Robótica. Desta vez, a equipe de oito estudantes da rede municipal, que representou o Brasil na Robocup 2017 – Campeonato Mundial de Robótica -, em Nagoya, no Japão, se consagrou como a melhor das Américas e oitava melhor do mundo. O prefeito Geraldo Julio recebeu, na tarde desta segunda-feira (7),os jovens em seu gabinete para saber da competição e ainda presentear os campeões com um diário que relata toda a viagem e registra, ainda, a repercussão na mídia da experiência dos alunos.

"Estamos tendo a alegria de receber aqui a melhor equipe das Américas, esses jovens que se destacaram entre várias equipes do mundo e estão entre os oito melhores do mundo. Estou muito orgulhoso desse time, sabendo que eles representam meninos e meninas do Recife, e que estão construindo um grande futuro, não só pra eles, mas para aqueles que vão acompanhar os passos dessa turma", comentou o prefeito Geraldo Julio, que entregou em mãos o certificado da competição além de um diário personalizado para cada um, com um portfólio com toda a repercussão do desempenho na equipe que foi publicada nos meios de comunicação de massa e também o certificado de participação na Robocup 2017 emoldurado.

O grupo obteve destaque mundial concorrendo em uma acirrada disputa que envolveu 37 equipes de 30 países. O time, formado por jovens entre 13 e 16 anos, competiu contra equipes que possuíam integrantes com idade até 19 anos, incluindo universitários, e fez bonito: deixou pra trás países considerados verdadeiras potências como Alemanha, Portugal, Austrália, Itália, Rússia, Canadá e Estados Unidos.

Maria Eduarda Oliveira, uma das integrantes da equipe, comentou a alegria com a conquista. "Foi tudo novo e muito diferente. A primeira grande surpresa é a diferença cultural. Mas depois disso, já na competição, percebemos que temos capacidade de ter um resultado no mesmo nível que outros países. Ainda é um pouco inacreditável. Não consegui perceber ainda o impacto disso, mas sei que isso vai me abrir portas no futuro. Fui parar no Japão, representando o Recife, o Brasil. Estou muito feliz e animada para os próximos desafios", declarou a jovem .

O time também é formado por Paulo Poan (13), Isaías Silva Filho (16), Ryan Vinícius Morais (16), Tiago Robeto dos Santos (14), Estêvão Pereira (16), Miguel Santos (14) e Silvestre Lima (16). A equipe, que contou com a ajuda dos coordenadores do Programa Robótica na Escola, Cid José Espíndola e Suely Bezerra, do monitor Victor Hugo Sabino e da professora Maria Mércia Botelho, da Utec Gregório Bezerra, já está de olho na Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontece ainda em agosto e cujo primeiro lugar pode garantir ao time a vaga brasileira para a Robocup 2018, que será realizada no Canadá.

DA ESCOLA PARA O MUNDO - Implementado nas 309 escolas e creches municipais do Recife desde 2014, o Programa Robótica na Escola teve equipes campeãs brasileiras de robótica em 2015 e 2016. Esta foi a segunda vez que os alunos da rede municipal do Recife participaram da Robocup. Ano passado, eles disputaram a competição, que foi realizada na Alemanha, e ficaram entre os dez melhores times do mundo. A equipe ficou em oitavo lugar, à frente de países como Canadá, Portugal, Itália, Áustria, Índia e Coréia do Sul. Outra experiência internacional de alunos da Prefeitura do Recife foi em 2014, quando dois estudantes representaram o Brasil na Olimpíada Mundial de Robótica (World Robot Olympiad - WRO), realizada na Rússia.  

Mais de 74 mil alunos da rede municipal de ensino do Recife têm acesso à tecnologia através do Programa Robótica na Escola desde 2014. O programa já teve seus primeiros resultados práticos: os estudantes da rede municipal de ensino do Recife foram campeões brasileiros de robótica em 2015, campeões estaduais em 2014 e 2016, além de oitavos colocados na olimpíada mundial de robótica, em 2016.

Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que atende desde as crianças do grupo 3 da Educação Infantil até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental, além das turmas do Projovem Urbano Recife. Foram realizadas formações com 4.554 professores, coordenadores e dirigentes, além de oficinas, treinamento e campeonatos com os estudantes