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Planejamento e Gestão | 07.08.17 - 10h54

Projeto de Educação Patrimonial de volta às salas de aula

Escola Professor Adauto Pontes abre as portas para iniciar as atividades do projeto neste segundo semestre

 

Com a volta às aulas o Projeto de Educação Patrimonial também retoma sua agenda de atividades. Iniciando o segundo semestre letivo, é a vez da Escola Municipal Professor Adauto Pontes, no bairro do Jordão Alto, zona Sul do Recife, receber a equipe da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC). O encontro será hoje (07) e as atividades serão desenvolvidas durante toda a semana. A experiência levada às salas de aula visa incentivar os alunos a se tornarem exploradores do seu bairro a partir de atividades que serão supervisionadas pelos professores.

A ideia de falar sobre o patrimônio histórico e cultural da cidade nas escolas surgiu a partir do curso de formação para professores da Rede Municipal de Ensino, que teve como tema a Revolução Pernambucana de 1817 e foi realizada no final do primeiro semestre. Durante uma semana os 250 alunos da Escola Professor Adauto Pontes serão estimulados a explorar as características do bairro do Jordão Alto.

A partir de desenhos, fotos e vídeos feitos pelo celular, os estudantes relacionarão detalhes do bairro de maneira que eles se sintam também responsáveis pelo lugar onde moram e estudam. “Buscamos com isso fazer com os alunos pensem mais sobre o bairro onde moram, descubram coisas novas que fazem parte do lugar e assim despertar neles o sentimento de pertencimento. Patrimônio é um organismo vivo da cidade e cuidar da cidade envolve esse conhecimento”, explica Lorena Veloso, gerente geral da DPPC.