Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 07.08.18 - 10h57

Leitura e muita diversão marcaram 1° Encontro de Leitura, Escrita e Recreação

img_alt

Evento teve como objetivo proporcionar aos estudantes momentos de incentivo à leitura e escrita por meio de concurso de redação (Foto:Inaldo Lins/PCR)

 

Mais de 1500 alunos da rede municipal de ensino do Recife participaram do 1° Encontro de Leitura, Escrita e Recreação – L.E.R, que foi realizado entre os dias 2 e 3 de agosto, no auditório da Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER). O encontro reuniu estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, além de professores de português e de bibliotecas e foi realizado pela Secretaria de Educação do Recife.

Com programação dividida em dois dias, o evento teve o intuito de proporcionar aos estudantes momentos de incentivo à leitura e escrita por meio de concurso de redação tomando por base o tema do ano letivo: Ler para sonhar, escrever para criar. Para o secretário de Educação Alexandre Rebêlo, a leitura tem sido um hábito cada vez mais estimulado pelos professores. “Estamos estimulando a leitura pelo deleite. Isso dá ao estudante no futuro a capacidade de interpretar os conteúdos, construir textos, algo de extrema importância para a vida acadêmica desses alunos”, pontuou.

Ao todo 12 alunos foram os vencedores do concurso, divididos em primeiro, segundo e terceiro lugares, e levaram para casa coleções de livros. Letícia Gilvana, do 8° ano da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, foi uma delas. Com o título “O universo reverso”, a estudante conquistou o primeiro lugar e contou que misturou romance e a mitologia grega para dar vida à sua redação, além de falar sobre a paixão de escrever. “Sempre amei ler. Desde pequena escrevo poesias e isso continua muito presente em minha vida. Acho que ler é cultura, poder viajar sem sair do lugar, por isso gosto tanto desse universo”, contou.

O evento reuniu ainda apresentação de Stand Up Comedy com o humorista Gustavo Pardal, que levou a turma às gargalhadas. Uma roda de conversa com a autora e roteirista do programa televisivo Malhação, Anna Lee de Freitas prendeu a atenção de todos. Vencedora do prêmio Jabuti 2004 e autora da série Carol e o Homem do Terno Branco, Anna Lee contou que os dois dias de interação com os estudantes da rede foram emocionantes. ”Faço muito questão desse trabalho de escola, porque acredito que é um trabalho de formiguinha, e fiquei muito feliz em encontrar esse auditório cheio. Acredito nesse trabalho com esse contato, cara a cara com o autor, quando os estudantes podem ver que o autor é uma pessoa normal e que eles também podem ser não só um autor, mas o que eles quiserem ser”, avaliou.

O 1° Encontro de Leitura, Escrita e Recreação – L.E.R do Recife faz parte do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), que tem cerca de 250 professores desenvolvendo atividades voltadas ao incentivo à leitura nas bibliotecas escolares do Recife. Entre as atividades desenvolvidas estão contação de histórias, dinâmicas e oficinas de leitura, criação e apoio a projetos literários desenvolvidos nas escolas e organização de eventos culturais como recitais poéticos, encontros com escritor e lançamento de livros. 

Nas escolas e creches municipais, existem 193 espaços de leitura ligados ao PMBFL, sendo 118 bibliotecas, 35 salas e 40 cantinhos de leitura. Os livros ajudam os alunos a desenvolver habilidades linguísticas, enriquecer e aprimorar o vocabulário, além de incentivar o gosto pela leitura, escrita e comunicação oral, trabalhando com diferentes gêneros textuais, utilizando os mais diversos recursos e linguagens artísticas.

 

 

1° Encontro de Leitura, Escrita e Recreação – L.E.R

 

Vencedores

1° Lugar

Escola Nadir Colaço – Casa Amarela

Redação: O Segredo da Luz Misteriosa

Vanessa Lima – 9° Ano

 

Escola Professor Almerinda Umbelino de Barros – Vasco da Gama

Tema: A Descoberta

Clara Izabel Silva – 9° Ano

 

Escola Octávio Meira Lins - Vasco da Gama

Tema: As Aventuras de Cristal na Escola de Bruxa

Ianna Barreto – 7° Ano

 

Escola Padre Antônio Henrique - Derby

Tema: O Universo Reverso

Letícia Gilvana – 8° ano

 

2° Lugar

Escola Antônio Heráclito do Rego – Água Fria

Tema: A Garota Borboleta

Maria Letícia –

 

Escola João XXIII - Iputinga

Tema: o Lobo Bom

Jamylle da Silva

 

Escola Reitor João Alfredo – Ilha do Leite

Tema: Os Desenhos Mágicos

Manoela Cortes – 8° ano

 

Escola da Iputinga - Iputinga

Tema: O Livro Encantado

Maria Eduarda Feliz – 8° Ano

 

3° Lugar

Escola Pedro Augusto – Boa Vista

Tema: Um Encanto na Floresta

Isabela Correia – 7° ano

 

Escola Luiz Vaz de Camões - IPSEP

Tema: Os Óculos Possuídos

Aluna: Glenda Barbosa – 7° ano

 

Escola em Tempo Integral Dom Bosco – Jardim São Paulo

Tema: O Menino com o poder da vida

Aluna: Lavynia Beatriz – 6° ano

 

Escola da Iputinga - Iputinga

Tema: Pérola e o saco misterioso

Aluna: Tarciana Alves – 9° ano