NOTÍCIAS

Cultura | 07.10.11 - 10h25

Conselheiras da Mulher prestam contas de suas atividades

As novas integrantes do Conselho Municipal da Mulher, para o biênio 2011-2013, serão empossadas no próximo dia 10 de novembro. O anúncio foi feito, na tarde desta quinta-feira (6), pela secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, durante a última reunião das conselheiras que atuaram no período de 2008-2011. No encontro aconteceu na sede do órgão, no bairro de São José, foram avaliados os resultados do que foi planejado e executado no período em que as conselheiras estiveram empossadas.

Formado por 48 integrantes, distribuídas entre servidoras municipais, sociedade civil e gestão, o Conselho Municipal da Mulher do Recife tem como missão deliberar as políticas, bem como monitorar e fiscalizar as ações desenvolvidas. Ao fazer o balanço da atual gestão, Rejane Pereira disse que o órgão é importante para ajudar a fortalecer as ações voltadas às mulheres do Recife. “Fico muito feliz com o resultado que o Conselho conseguiu mostrar. Quando João da Costa instalou a Secretaria Especial da Mulher, deu uma nova força ao segmento. Ele conseguiu dar um poder que antes não tínhamos. Agora, podemos agir de forma atuante participando das decisões feitas pela gestão”.

Este último Conselho deixa, entre as suas contribuições, a elaboração do primeiro plano de política para as mulheres, que será reafirmado em novembro e seguirá para a Câmara Municipal, composto de 24 propostas dentro de seis eixos temáticos. Entre elas, está a criação da Ouvidoria da Mulher, a formação de conselheiras, o fortalecimento do trabalho das mulheres, a criação de espaços em orçamento público, a habitação para as mulheres em situação de violência doméstica e a criação do comitê da dimensão de gênero.