NOTÍCIAS

Cultura | 07.10.11 - 19h19

I Fórum de Educação de Jovens e Adultos é encerrado nesta sexta

O evento, que aconteceu durante três dias, no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, reuniu sugestões sobre a adequação do ensino de EJA às necessidades dos estudantes, entre outros assuntos.

O I Fórum EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Recife, que acontece desde o dia 05 de outubro, será encerrado na noite desta sexta-feira (07), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire. Nas discussões, temas como prática de ensino, organização do espaço escolar, reforço no Ensino Fundamental II e adequação do ensino de EJA à realidade sócio-cultural dos educandos estiveram em pauta durante o encontro.

A iniciativa coloca a cidade no circuito de articulação e debates sobre o segmento. Até este momento, o Recife participava de todas estas instâncias de debate por meio dos fóruns estaduais e federais, mas não tinha seu Fórum Municipal, organizado e em funcionamento. Durante o Forum, uma Comissão Municipal de EJA foi criada. Ela será formada por sete estudantes, sete gestores, sete professores e quatro técnicos da Secretaria de Educação,Esporte e Lazer. A Comissão discutirá permanentemente o assunto durante todo o ano letivo.

“Ficamos muito felizes porque estamos tendo a participação de todos que foram mobilizados para os debates, durante o mês de setembro, quando realizamos os pré-fóruns nas sete RPAs do Município”, comemora Janaína Cavalcante, gerente de Educação de Jovens e Adultos. Segundo ela, um documento oficial está sendo preparado como resultado de amadurecimento de todo o processo. “Este documento será apresentado à sociedade e encaminhado à secretaria. Ele contém todos os pontos discutidos durante o Fórum”, detalha.

O documento reúne sugestões sobre a adequação do ensino de EJA às necessidades dos estudantes, entre outros assuntos. Pontos que focam no espaço escolar, como manutenção do funcionamento dos laboratórios de informática e cursos profissionalizantes voltados especificamente para a realidade dos alunos, até a revisão da carga horária adaptada a cada unidade de Educação de Jovens e Adultos. “Esta medida vai incentivar a permanência dos alunos de EJA na conclusão do processo de aprendizagem, diminuindo a evasão escolar”, diz Janaína, acrescentando que muitos desses estudantes são chefes de família que trabalham o dia inteiro e vão à escola à noite complementar os seus estudos. “À medida que entendemos a realidade deles, percebemos que há muito o que se fazer para tratar a questão da evasão”, revela a gerente afirmando, ainda, que cabe à gestão o papel de incentivar a permanência dos estudantes na sala de aula.

Segundo Janaína, a Educação de Jovens e Adultos do Recife é uma das melhores do País. “Mesmo assim, o Fórum é fundamental para que se tenha uma análise geral da EJA e da situação dos seus sujeitos, para que a gestão possa oferecer uma educação ainda melhor”.