NOTÍCIAS

Cultura | 07.10.11 - 18h18

Prefeitura do Recife lança programa educatransito@recife

Na primeira etapa do programa serão formados 100 educadores da Rede Municipal em educação para o trânsito

A Prefeitura do Recife lança nesta segunda-feira (10), o programa educatransito@recife, voltado para professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. O evento, que acontece às 9h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, também marca a aula inaugural do projeto piloto, que tem como objetivo capacitar os educadores para a temática da educação para o trânsito.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer em parceria com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), integra o Plano Municipal de Educação para o Trânsito (PMET), lançado pelo prefeito João da Costa no dia 21 de setembro. A ideia principal é tornar os participantes multiplicadores do assunto nas suas unidades escolares e entre os estudantes.

Nesse primeiro momento, 100 educadores irão passar pelo curso, sendo 62 coordenadores pedagógicos, 14 dirigentes das Unidades de Tecnologia em Educação e Cidadania (UTECs) e 24 professores multiplicadores. O projeto de formação continuada de educação para o trânsito irá trabalhar simultaneamente os educadores e os estudantes. “Na medida em que os formadores estiverem no curso, eles também estarão já trabalhando com os estudantes de uma maneira lúdica”, afirma a secretária de Educação, Ivone Caetano.

O educatransito@recife terá como ferramentas de trabalho a discussão em fóruns, leitura de textos, exibição de vídeos e outros elementos para fazer com que os educadores tenham condições de desenvolver projetos de educação para o trânsito dentro do cotidiano escolar. O projeto piloto acontece no período de 10 de outubro a 21 de dezembro de 2011. Já a socialização dos projetos acontecerá na abertura do ano letivo de 2012.

O programa reforça a execução de políticas voltadas para educação para o trânsito de forma contínua. Queremos universalizar essa temática em toda a rede municipal e multiplicar a informação através de professores e estudantes”, informa a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Maria de Pompéia Pessoa.

PMET - O Plano Municipal de Educação para o Trânsito (PMET), tem prazo de execução de cinco anos, e apresenta metas definidas a serem cumpridas pelo município, que abordam a temática de educação para o trânsito com os diversos segmentos da sociedade, sobretudo com os estudantes da rede municipal de ensino. Faz parte das diretrizes contidas no PMET, a universalização da educação para o trânsito na rede de ensino básico; formação para educação de trânsito; promoção da paz no trânsito; difusão dos princípios para segurança no trânsito; promoção da preservação do patrimônio público; promoção da sustentabilidade sócio-ambiental.