NOTÍCIAS

| 07.10.11 - 19h21

Profissionais de saúde recebem treinamento sobre câncer de colo do útero

[caption id="attachment_6757" align="alignright" width="333" caption="Foco do encontro foi o SisColo"][/caption]

Capacitação abordou o SisColo, utilizado pelo Governo Federal

A Prefeitura do Recife promoveu nesta sexta-feira (07) um treinamento para profissionais que atuam na área de Saúde da Mulher nos seis Distritos Sanitários da Cidade. O foco do encontro foi o SisColo – Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero, utilizado pelo Governo Federal para controle de indicadores sobre a neoplasia. A capacitação ocorreu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

Estamos descentralizando a alimentação do sistema, o que otimizará a busca ativa por mulheres que tenham apresentado alterações nos exames citopatológicos. É comum que muitas não peguem o resultado ou que, uma vez de posse do diagnóstico, recorram diretamente à rede de alta complexidade quando, de acordo com a severidade do caso, deveriam procurar atendimento na rede municipal. Agora, poderemos localizar ainda mais cedo as usuárias que apresentarem alguma lesão indicativa de problema, oferecendo tratamento o mais precocemente possível e aumentando as chances de cura”, falou a gerente de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Benita Spinelli.

Além de iniciar a descentralização do processo de alimentação do SISColo, a Prefeitura do Recife está adquirindo quatro equipamentos de cirurgia de alta freqüência (CAF), que permitem reparar lesões no colo do útero. Atualmente, aparelhos do tipo podem ser encontrados nas policlínicas Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Arnaldo Marques (Ibura), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto).

Neoplasia – Quando diagnosticado e tratado precocemente, o câncer de colo de útero é uma causa de morte evitável. A colposcopia ajuda a detectar a doença e curá-la o quanto antes. O exame é indolor e oferecido gratuitamente na rede municipal nas seguintes unidades de saúde: policlínicas Professor Waldemar de Oliveira (Boa Vista), Lessa de Andrade (Madalena), Clementino Fraga (Vasco da Gama), Pina, Professor Arnaldo Marques, Doutor Amaury Coutinho e Professor Barros Lima; no Ambulatório Especializado da Mulher (Casa Amarela); e nos centros de saúde Doutor Luiz Wilson (Bomba do Hemetério), Iná Rosa Borges (Vasco da Gama), Professor Joaquim Cavalcante (Torrões), Professor Sebastião Ivo Rabelo (Ibura), Dom Miguel de Lima Valverde (Boa Viagem) e Vereador Romildo José Ferreira Gomes (Boa Viagem).

Matérias Relacionadas