NOTÍCIAS

Administração | 07.10.15 - 16h57

Outubro Rosa na Secretaria de Finanças

img_alt

Servidores vestem rosa em prol da conscientização contra o câncer de mama. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)


Servidores da Secretaria de Finanças da Prefeitura do Recife elegeram a cor rosa nesta quarta-feira(07.10) para se vestir. A escolha da cor não foi à toa. Foi uma forma que encontraram para ajudar na divulgação da campanha que busca conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O secretário de Finanças, Ricardo Dantas, também apoia a causa e adotou a cor em sua gravata neste dia.

Em outubro, diversas instituições realizam ações de conscientização sobre o câncer de mama. Os servidores quiseram chamar atenção de outros colegas,destacando a cor rosa na sua vestimenta.Uma blusa, um blazer, uma gravata, um laço ou um lenço em vários tons de rosa podiam ser vistos nesse dia.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Pesquisas recentes revelam que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no mundo e no Brasil e as taxas de mortalidade pela doença ainda continuam elevadas por ser diagnosticada em estágio avançado.

A servidora Jussara Diniz apoia a campanha e acredita que a prevenção ainda é a melhor forma de evitar a doença. " Ontem tive a oportunidade de fazer meu exame aqui mesmo na sede da prefeitura, através do mamógrafo móvel e achei a iniciativa louvável. Hoje visto a cor rosa para chamar a atenção de outras mulheres para prevenção do câncer de mama", destaca.

O câncer de mama é causado pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno e apresenta sintomas como a secreção no mamilo e nódulo (caroço) endurecido e fixo no seio, palpáveis na axila e no pescoço, além de alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Segundo o Ministério da Saúde, as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia.


Outubro Rosa

Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.