NOTÍCIAS

Habitação | 07.11.16 - 11h09

Oficina de reaproveitamento alimentar ensina a fazer hambúrguer de feijão e salsicha de arroz

img_alt

Ação gratuita contemplou moradores do Conjunto Residencial Miguel Arraes (Foto:Inaldo Lins/PCR)

 

Feijão e arroz. Dupla básica da alimentação dos brasileiros que se come junto e, muitas vezes, misturado. Porém, esses dois itens podem ter novo formato ou  serem aproveitados quando sobrarem na geladeira. Foi essa novidade que os moradores do Conjunto Residencial Miguel Arraes, em Passarinho, descobriram hoje. A Oficina de Reaproveitamento Alimentar, oferecida pela Prefeitura do Recife, ensinou a fazer hambúrguer de feijão e salsicha de arroz.

"A intenção é fazer com que eles aprendam um novo preparo desses itens que são recorrentes na mesa e que também aproveitem após o consumo tradicional", ressaltou a chef de cozinha e professora de gastronomia Nanda Cassimiro. "Eu nunca vi. É a primeira vez. Vou fazer hoje assim que chegar em casa", disse Severina de Santana, uma das 15 alunas da aula de culinária.

A ação foi promovida pelo setor de Desenvolvimento Social da Secretaria de Saneamento da Prefeitura do Recife e agradou os presentes. "Isso já vai servir pra mim que preciso perder um pouquinho de peso. Estou achando muito interessante", falou Fernando Francisco da Silva. "Vou fazer pra minha família toda", ressaltou o motorista. 

Os moradores recém chegados no residencial também receberam informações sobre a importância de consumir alimentos in natura e evitar industrializados. "Um exemplo é o alho. Aquele do potinho tem muito sódio e outros ingredientes dentro dele para dar volume. Indico só comprar o alho natural", disse Nanda. 

"O bacana desses encontros é que eles aprendem receitas e ganham conhecimento também para escolherem melhor o que vão comer ou ofertar para suas famílias. Isso é gratificante", finalizou a chef de cozinha.