Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 07.11.17 - 20h25

Jogos Escolares do Recife dão início as competições coletivas

 
Estão participando 935 alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da cidade. Ontem (6) e hoje (7), as disputas estão acontecendo da sede do Sport
 
 
A Prefeitura do Recife, por meio das secretarias municipais de Educação e de Turismo, Esporte e Lazer, deu início na manhã desta segunda-feira (6), as competições coletivas dos Jogos Escolares do Recife. O evento, que segue até dezembro, vai contar com a participação de 935 alunos e alunas do ensino fundamental, de 11 aos 17 anos. Eles irão representar as 33 escolas da rede que possuem turmas de anos finais (do 6º ao 9º ano) nas modalidades futsal, handebol e voleibol, categorias pré-mirim, mirim e infantil.
 
As primeiras partidas de handebol masculino aconteceram durante a manhã na quadra esportiva Carlos Gomes, na sede do Sport, na Ilha do Retiro. No pré-mirim masculino (nove a 12 anos), os garotos da Escola José da Costa Porto, da Ilha Joana Bezerra, venceram os colegas da Escola Dom Bosco (Jardim São Paulo) com o placar de 9x0.  Já na categoria mirim (12 a 14 anos), a equipe da Escola Pedro Augusto, da Soledade, derrotou por 3 x 0 o time da Escola Mario Melo, de Campo Grande.
           
Pablo Edilson, aluno de 12 anos da Escola Costa Porto, estava muito feliz pela vitória. “Essa é a primeira que participo dos jogos e também a primeira vez que jogo handebol. Estou achando muito legal a experiência de me sentir como um verdadeiro atleta”, frisou. Mesmo perdendo na estreia, Sueyeveson Neves, de 14 anos, da Escola Mario Melo, também está adorando de participar. “Eu sou faixa roxa de judô, mas pedi pra professora para jogar handebol, pois acho muito legal. Apesar da derrota, gostei bastante e espero que nossa equipe se recupere na competição”.
           
De acordo com Filipe Amaral, gestor de Esporte Educacional e Participativo da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, os jogos têm tudo para ser um sucesso. “Esse evento é fruto de uma parceria importante com a Secretaria de Educação, que providencia o transporte, alimentação e as camisas dos times participantes. Já nossa secretaria é responsável por toda parte técnica e operacional, incluindo premiações (medalhas) e  juízes”, disse, lembrando que as disputas dos esportes individuais dos Jogos Escolares, que incluíram atletismo e natação, aconteceram entre os dias 17 e 20 de outubro.
 
Também gestor de Esporte e Lazer, Severino Nogueira, mais conhecido como professor Nogueira lembra que os Jogos Escolares não estavam sendo realizados há alguns anos e que atual gestão recifense retomou as atividades. “Nosso primeiro passo foi promover, neste ano, os festivais esportivos em todas as seis regiões político-administrativas da cidade (RPAs). Isso incentivou os estudantes e os professores a retomar os Jogos Escolares”.
 
Além do Sport, os Jogos serão disputados na quadra da Escola Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite. Nesta terça-feira (7), as competições seguem com handebol masculino infantil, entre os times da Florestan Fernandes (Ibura) e Antonio Heráclio (Água Fria) e Costa Porto (Joana Bezerra) e Mario Melo (Campo Grande). Já pelo Voleibol masculino mirim, se enfrentam a  Escola Pedro Augusto (Soledade) e Municipal de Tejipió, enquanto entram em quadra pelo masculino infantil as equipes da Mario Melo (Campo Grande) e Paulo VI, da Linha do Tiro.
 
Os Jogos - Os Jogos Escolares do Recife são uma etapa eliminatória que classifica para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEP's) e, consequentemente, para os Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A competição estudantil faz parte do Programa de Esporte Educacional da Prefeitura do Recife, que fortalece o esporte como ferramenta de inclusão social. Parceira dos Jogos, a Uninassau é responsável pela cessão de profissionais e estudantes de enfermagem, educação física e fisioterapia durante todas as competições. A programação completa dos Jogos está no nosso portal.