NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 07.12.17 - 16h24

Professor José Luiz Mota Menezes é homenageado com mais alta comenda da Prefeitura do Recife

img_alt

Referência na área de arquitetura, urbanismo e preservação do patrimônio histórico e cultural do Recife, o professor recebeu a comenda da Ordem do Mérito Capibaribe - Grã-Cruz, das mãos do prefeito Geraldo Julio nesta quinta (07) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Memória viva da história do Recife, o professor-emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Luiz Mota Menezes recebeu nesta quinta-feira (7) a mais alta comenda ofertada pela Prefeitura do Recife pelos relevantes serviços prestados ao município e ao Estado de Pernambuco. Ao entregar a comenda da "Ordem do Mérito Capibaribe da Cidade do Recife - Grã Cruz" ao arquiteto e professor, o prefeito Geraldo Julio destacou a atuação do professor na preservação do patrimônio histórico.

"Estou muito feliz em fazer esta homenagem ao professor José Luiz. Todo edifício com valor cultural e histórico que você conhecer aqui na nossa cidade em algum momento passou pelos mãos e pelos cuidados dele, que é um dos maiores estudiosos da história da nossa cidade. E isso é muito importante para o futuro da cidade, porque não existe futuro para uma cidade que não preserva a sua história. E o professor José Luiz é o baluarte dessa preservação e da construção do futuro dessa cidade", afirmou o prefeito.

Com 41 livros lançados, o professor-emérito foi um dos responsáveis pela conquista do título de Patrimônio Cultural da Humanidade de Olinda, concedido pela Unesco em 1982. O arquiteto tem a leitura como uma de suas paixões e guarda mais de 11 mil livros na biblioteca de sua casa. Em seu discurso, ele orgulhou-se em ter as obras como único bem.

O professor parafraseou o escritor Ariano Suassuna para agradecer a comenda. "É bom receber a homenagem em vida, porque depois de morto não se vê nada", brincou. "Para mim é uma satisfação, porque tenho uma relação muito grande com essa cidade. Comecei a conhecer o Recife ainda pequeno, ao lado do meu pai, que me mostrou todos os cantos dessa cidade. Devo ao Recife esta homenagem e ao amor que tenho por essa cidade diante do ecletismo das suas edificações e seus rios", afirmou. Marcaram presença na cerimônia familiares e amigos do professor.

Levam a assinatura do professor projetos como a restauração da Catedral da Sé, Igreja de Nossa Senhora da Graça, antigo Palácio do Bispo (Sítio Histórico de Olinda), Casa da Cultura, Palácio da Justiça, antiga Estação do Brum, antiga Sinagoga da Rua do Bom Jesus e Paço Alfândega.

Alagoano nascido no município de Pilar, arquiteto de formação e historiador autodidata, o professor José Luiz da Mota Menezes dedicou-se a esquadrinhar a evolução urbana do Recife. A vida e o trabalho do arquiteto se entrelaçam. Ele mirou o conhecimento na restauração do patrimônio histórico desde o início da carreira, quando estagiou no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual Iphan).