Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 07.12.21 - 12h18

Prefeitura do Recife investe mais de R$ 40 milhões para melhorar a infraestrutura urbana do Ipsep

img_alt

Bairro situado na Zona Sul receberá melhorias nas redes de drenagem, água, esgoto e iluminação pública, binário, ciclofaixa, faixa exclusiva de ônibus, pavimentação, novas calçadas e plantio de 400 árvores.

 

A Prefeitura do Recife vai colocar em prática um grande projeto de requalificação urbana e de mobilidade em diversas vias do bairro do Ipsep, na Zona Sul. As intervenções previstas incluem a implantação de binário, corredor exclusivo de ônibus, ciclofaixa, requalificação dos passeios, arborização, melhorias nas redes de drenagem, abastecimento de água e coleta de esgotos, bem como o embutimento da rede de telecomunicações. O edital da licitação para a escolha da empresa que executará as obras foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (7), com valor máximo de R$ 44.655.379,78. 

No total, cinco vias serão contempladas: as avenidas Jean Emile Favre e Raimundo Diniz e as ruas Rio Maranhão, Pampulha e Itacari. O projeto vai melhorar a mobilidade urbana, priorizando o transporte público com a implantação de corredor exclusivo de ônibus. A mobilidade ativa e a acessibilidade serão incentivadas com a implantação de ciclofaixa e requalificação dos passeios públicos. A infraestrutura da região mudará de patamar com a implantação de uma nova rede de drenagem para reduzir os alagamentos e a realocação das redes de abastecimento de água e de coleta de esgotos. E o embutimento da rede de telecomunicações vai diminuir a poluição visual.

Com extensão de 3,5 km, o Binário da Jean Emile Favre fará a ligação entre duas importantes vias arteriais principais: as Avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes, nos bairros da Imbiribeira e do Ipsep. No sentido Ipsep, o binário terá início na Rua Itacari (continuação da Avenida General MacArthur) e seguirá pela Jean Emile Favre até a Avenida Recife. Em direção à Imbiribeira, o binário começa na Avenida Raimundo Diniz e irá pelas ruas Rio Maranhão e Pampulha, até a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes. Os dois pontilhões sobre o canal da Malária/Dancing Days serão alargados e a Rua Rio Maranhão será pavimentada.

A malha cicloviária da cidade será ampliada com uma nova ciclofaixa, que se conectará com as ciclofaixas Paris e Dom Hélder Câmara, já existentes, somando-se aos 80 km já conectados entre as zonas Sul e Oeste. A via receberá tratamento para o transporte público, com uma faixa exclusiva de 1,6 km, que será implantada na Avenida Jean Emile Favre e na Rua Pampulha. Haverá novos abrigos de ônibus e, para suporte do corredor de ônibus, o pavimento será requalificado em CBUQ.

As vias que constituem o binário receberão melhorias de urbanização e paisagismo, com plantio de 400 árvores, além da requalificação dos passeios em concreto e piso intertravado com implantação de acessibilidade (piso tátil direcional e de alerta, além de faixas de pedestres e travessias em nível).